Ciência
06/03/2013 às 10:33•2 min de leitura
Apaixonados por batatas fritas em todo o mundo: uni-vos! É hora de fazer valer toda essa paixão pelo alimento, pelo menos se for para seguir a mais nova moda entre os jovens japoneses: as festas de batata frita.
A ideia tem deixado os nutricionistas em pânico, mas tem feito a alegria de muitos jovens que não se importam muito com o consumo de carboidratos, sal ou gordura. Tudo começou com uma promoção do McDonalds, que oferecia qualquer porção de batata frita – independente do tamanho – por 150 ienes, cerca de R$ 3,70.
Um grupo de adolescentes então resolveu comprar 23 porções do alimento no tamanho grande e espalhar o conteúdo por bandejas em uma enorme mesa antes de comer. Mas como nenhuma grande aventura é divertida sem compartilhá-la, os jovens espalharam fotos do feito por suas contas de Facebook, Twitter e Instagram – para o pavor daqueles que reclamam das fotos de comida.
Fonte da imagem: Reprodução/KotakuIsso se viralizou e outros grupos de amigos resolveram repetir a brincadeira. Com isso, a mania já chegou também à Coreia do Sul. De acordo com o Daily Mail, em Okayama, no sul do Japão, um grupo pediu nada menos do que 60 porções e, além de tudo, terminaram cada pedaço de batata em algo estimado em 30 mil calorias – ato comemorado com um balão cor de rosa.
Na Coreia, um grupo de jovens investiu quase R$ 500 em batatas, mas a brincadeira acabou irritando funcionários do restaurante, que pediram para que os jovens se retirassem do local. O motivo seria que eles estariam ocupando as mesas por mais de três horas (para conseguir dar conta da enorme quantidade de alimento), além de fazerem com que outros clientes, impressionados com o feito, causassem confusão no local.
Nas redes sociais, as opiniões se dividem entre pessoas que acham a brincadeira divertida e aqueles que se revoltam com o desperdício de comida, já que nem todos os grupos realmente conseguem comer todas as batatas.
Fonte da imagem: Reprodução/KotakuEnquanto nos países orientais a brincadeira segue com toda a força – apenas nos restaurantes da rede McDonald`s –, na Europa parece que a mania ainda não chegou. Em entrevista ao Daily Mail, um porta-voz da marca no Reino Unido disse nunca ter ouvido falar na mania e afirmou que isso jamais ocorreu nos restaurantes europeus. Será que essa moda vai pegar em todo o mundo?