Artes/cultura
16/10/2013 às 09:36•1 min de leitura
A Tailândia está em pleno Festival Vegetariano na ilha de Phuket. Se você pensa que as atrações envolvem discussões a respeito da culinária vegetariana ou, quem sabe, palestras em defesa dos animais, está enganado. Não que esses temas não sejam relevantes, mas é que a coisa lá funciona um pouco diferente.
Primeiro: a questão vegetariana é um pouco distinta da que estamos acostumados a ver. Na verdade, trata-se de uma preparação vegetariana, que os participantes do evento têm alguns meses antes da tão esperada data. Muita gente na Tailândia acredita que deixar de comer carne purifica o corpo também no quesito espiritual, o que é um critério importante a quem quer participar de alguns dos rituais do festival.
Esses rituais, por sua vez, incluem sacrifícios bizarros como o de inserir facas, espadas, armas e vários objetos inusitados em lugares como a bochecha de uma pessoa. Por que eles fazem isso? Porque acreditam que essa é uma forma de acabar com a presença de espíritos malignos ou com a má sorte de suas comunidades.
O festival é uma tradição tailandesa que ocorre há mais de cem anos e reúne em média 100 mil visitantes. Confira algumas imagens chocantes desses rituais de purificação e de tortura abaixo:
Fonte da imagem: Reprodução/Metro
Fonte da imagem: Reprodução/Metro
Fonte da imagem: Reprodução/Metro
Fonte da imagem: Reprodução/Metro
Fonte da imagem: Reprodução/Metro