Banksy inaugura parque temático às avessas no Reino Unido [vídeo]
128
Compartilhamentos

Banksy inaugura parque temático às avessas no Reino Unido [vídeo]

Último Vídeo

O artista de rua Banksy nunca revelou publicamente sua identidade, mas é conhecido no mundo todo por suas intervenções artísticas carregadas de simbolismo e de críticas à sociedade moderna como um todo. Suas obras sempre geraram bastante discussão, mas o parque temático que inaugurou recentemente deve elevar isso a novos patamares.

Batizado de Dismaland – que pode ser traduzido em algo como Terra Sombria –, o lugar é uma versão completamente oposta de tudo aquilo que as pessoas normalmente veem em parques de diversões. O nome, obviamente, é uma espécie de trocadilho irônico com Disneyland, que é a primeira coisa que vem à cabeça de praticamente qualquer pessoa quando se fala em parque temático.

O local escolhido para o “parque de perplexidades” do artista foi um antigo complexo de piscinas na cidade de Weston-super-Mare – litoral oeste da Inglaterra –, que esteve abandonado nos últimos 15 anos. Os visitantes são recebidos por funcionários depressivos, e tudo o que há no interior da instalação tem um lado mórbido. Como exemplo, há o lago cheio de bonecos representando imigrantes ilegais ou uma carruagem capotada, inspirada no clássico Cinderella, em que a protagonista já morta e diversos paparazzi tiram fotos continuamente.

O que seria o famoso castelo mágico é apenas uma construção abandonada e os brinquedos estão sujos e deteriorados, numa forte alusão à sociedade moderna. Obras inéditas do próprio Banksy e de outros artistas de rua ornamentam o lugar, mas com a mesma dose de crítica que todo o resto. A atração só funcionará por cinco semanas e o ingresso custa cerca de R$ 16,40. O lugar não é indicado para crianças e é proibida a entrada de facas, latas de spray, drogas ilegais e advogados da Disney.

Você gostaria de visitar o Dismaland, do artista de rua Banksy? Por quê? Comente no Fórum do Mega Curioso

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.