Deu tilt: mulher vira cleptomaníaca depois de complicações durante plástica

26/02/2016 às 09:462 min de leitura

O que poderia ser uma ótima desculpa depois de ser pego roubando alguma coisa acabou se tornando um caso clínico: uma mulher desenvolveu uma compulsão por roubar coisas, a chamada cleptomania, depois de passar por complicações durante uma cirurgia plástica em 2013.

O fato bizarro aconteceu em Curitiba – também conhecida como "a Moscou brasileira" – e foi revelado através de um estudo publicado no periódico científico "British Medical Journal". Fábio Nascimento, junto com colegas do Instituto Neurológico de Curitiba, foi o médico responsável pela publicação do artigo, que explica o que aconteceu exatamente.

Uma mulher de 40 anos, sem histórico de uso de drogas e sem qualquer transtorno psiquiátrico, se submeteu à uma cirurgia de aumento dos seios e redução de abdome. Depois de alguns dias, no período chamado "pós-operatório", a paciente passou a apresentar comportamentos estranhos, como sonolência, desorientação, apatia e lapsos de memória.

Desenvolvimento da cleptomania

Não demorou muito para que os primeiro sinais da cleptomania aparecessem. "Nos dias seguintes, ela começou a ter pensamentos intrusivos recorrentes, uma compulsão irresistível em roubar e a sensação de alívio após cometer o ato", diz o documento. Tudo aconteceu depois da mulher receber alta do hospital e foi reportado aos médicos pelo marido dela.

A "condição psiquiátrica transitória", como diz o documento, chegou ao seu ápice quando a mulher tentou de fato furtar um item em uma loja que havia visitado para escolher um presente de aniversário para a filha. Ela pegou o produto e, mesmo tendo dinheiro para comprá-lo, escondeu o objeto na bolsa e saiu da loja, mas foi flagrada por um segurança e foi para a delegacia.

Ela foi liberada após o marido explicar para o delegado sobre a condição peculiar que se encontrava.

A causa

Nascimento afirma em seu documento que existe uma lógica para o acontecimento. "A hipótese mais provável é que ela tenha sofrido isquemia cerebral [falta de oxigenação] durante ou logo após a cirurgia", conta o médico.

Esse corte de oxigênio pode acontecer em períodos de baixa pressão arterial, que são comunmente "forçados" para conter sangramentos durante os procedimentos cirúrgicos. A isquemia pode ter afetado o córtex cerebral frontal, o que pode resultar em problemas cognitivos, comportamentais e emocionais.

No caso da paciente de Curitiba, no entanto, não houve lesão cerebral permanente e a vontade de roubar coisas desapareceu depois de alguns dias, gerando um diagnóstico de "cleptomania transitória" e "transtorno do controle de impulsos".

Você conhece mais algum caso de sintomas bizarros que apareceram depois de uma cirurgia? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: