O que sobra de um brinquedo ao voltar do Inmetro?

04/06/2013 às 07:082 min de leitura

A imagem acima pode fazer com que alguns colecionadores se contorçam um bocado. Os bonecos acima — réplicas do personagem Shun de Andrômeda, do desenho nipônico Os Cavaleiros do Zodíaco — foram enviados juntamente com outros brinquedos aos laboratórios do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Como é bem sabido, a proposta do Inmetro — das mais salutares, não haja dúvida quanto a isso — é assegurar a qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor brasileiro, classificando ainda, no caso dos brinquedos, quais são mais apropriados para determinadas faixas etárias.

Os testes têm por objetivo detectar configurações (em materiais, formas etc.) potencialmente perigosas para o usuário, garantindo ainda que todas dimensões apresentadas na embalagem se verificam no produto em si. Mas isso, provavelmente, não inviabiliza o protesto velado postado ali.

Inmetro: um "vilão" tão impiedoso quanto o Mestre Ares. Fonte da imagem: Reprodução/Facebook (Piziitoys)

De acordo com revendedora Piziitoys, é ultrajante que figuras colecionáveis sejam tratadas como “brinquedos” no Brasil — no caso dos “Shuns” despedaçados da imagem, a indicação ficou para idades acima de três anos. É claro que isso não impede que o “colecionável” em questão seja adquirido como um brinquedo por pais “desavisados”... Questão complicada, de fato. Qual é a sua opinião? Comente abaixo.

O Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é uma autarquia federal brasileira. Trata-se de uma agência executiva vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Juntamente com o Sinmetro e o Conmetro, o Inmetro foi criado pela lei 5.966

Por vias oficiais, o objetivo do Inmetro seria o de “fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços, bem como através do apoio ao desenvolvimento de inovações tecnológicas. Desta forma, adota como sua missão a promoção da qualidade de vida do cidadão e a competitividade da economia brasileira por meio da Metrologia e da Avaliação da conformidade”.

Em termos mais objetivos, trata-se de assegurar que aquele seu ovo de páscoa realmente pesa o que promete, que a agulha da seringa não é torta (e que a embalagem preserva a assepsia do material), mostrando ainda quanto o seu refrigerador consome, quanto barulho faz o liquidificador e por aí vai. Talvez o vídeo institucional acima — em estilo “lúdico”, como “deve ser”, ajude a entender melhor.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: