Descubra qual é o melhor pente para seus cabelos

Descubra qual é o melhor pente para seus cabelos

Equipe MegaCurioso

[nzninfographic width=640 height=630]/files/assets/attachments/000/011/351/Info_escovas_e_pentes%20(3).swf?1331418428[/nzninfographic]

Antes de começarmos a falar sobre qual é a melhor escova ou o melhor pente para os seus cabelos, é preciso deixar uma coisa muito clara: pentes não têm a mesma função que as escovas. É uma diferença bem sensível, já que as escovas servem para modelar e alisar os cabelos enquanto os pentes desembaraçam e são perfeitos para acabamentos e outros detalhes em penteados.

Dito isso, podemos prosseguir. Como você já imaginou, cada tipo de cabelo exige uma escova ou pente específico. Assim, é preciso saber qual é o seu tipo de cabelo e ter bem claro o que você deseja fazer com ele. Se você pretende desembaraçar suas madeixas, prefira os pentes – as escovas podem quebrar seus fios e não é bem isso que você quer, certo?

Desembaraçando a questão

Neste momento, é importante saber que: a) seu cabelo estará molhado (se for crespo ou cacheado); b) seus fios não podem se quebrar. Isto posto, recomenda-se o uso de pentes com dentes largos e bem separados para não danificar os fios. No caso dos ditos “enrolados”, lembramos que nunca devem ser desembaraçados quando estiverem secos por um simples motivo: vai armar e não vai ser nada bonito – especialmente para quem tem os fios finos.

Os cabelos estilo black power podem ser beneficiados ao serem penteados enquanto estão secos. Como o objetivo é dar bastante volume aos fios, basta usar bem os pentes em garfo para fazer a cabeleira ficar do jeito certo. Desde a invenção das escovas progressivas, marroquinas e diferentes tipos de alisamentos, o uso desse pente caiu, mas com a retomada dos penteados maiores e dos cachos, os garfos estão com tudo!

Quem tem cabelos lisos ou levemente ondulados pode desembaraçá-los com os pentes jacaré, são aqueles que tem dentes em zigue-zague. Neste caso, você pode usar uma escova jacaré também. Não estranhe, você com certeza já viu alguma por aí e até já usou. Trata-se daquelas que têm bolinhas nas pontas. A grande vantagem deste recurso é poder espalhar melhor a oleosidade natural do cabelo e ainda massagear o seu couro cabeludo.

Para modelagens

Se você já tomou estes cuidados com o seu pente, vale lembrar que a escova também é responsável por prolongar – ou estragar – os resultados. Isso fica bastante visível na relação “tipo de cerda – oleosidade”. Para garantir que haverá uniformidade na distribuição do óleo natural do seu cabelo, prefira as escovas de cerdas mistas ou naturais. Elas têm efeitos similares às bolinhas nas pontas, mas acabam por não massagear o couro cabeludo. Ainda assim, são perfeitas para os cabelos lisos de qualquer comprimento.

Para quem pretende modelar muito bem os fios, a ideia é trabalhar com fios de nylon. Esse tipo de material resiste ao calor como quase nenhum outro, é bastante flexível e é capaz de fazer maravilhas pelo seu cabelo sem queimar os fios. Além disso, é uma excelente maneira de domar os cabelos mais espessos ou encaracolados.

Depois de escovados, alguns tipos de cabelo precisam de alguns “arremates”. Para isso, prefira as escovas ovaladas. Elas têm um lado com cerdas naturais – que ajudam a manter o brilho dos fios – e de outro lado, têm cerdas de plástico, para secar mais rápido. A grande vantagem é que esse tipo de escova vale tanto para os cabelos lisos quanto para os cacheados, quando estão escovados.

Para os lisos

Não é só porque os fios não precisam ser escovados para ganhar mais movimento, como é o caso dos encaracolados, que precisam de menos cuidados. Os cabelos lisos também têm as suas especificidades e precisam ter suas mechas bem tratadas. Por isso, as escovas duplas, retangulares e cromadas e aquelas redondas de madeira podem fazer muito bem aos seus cabelos.

Vale lembrar que para quem tem aquele lindo cabelão comprido, usar uma escova em forma de raquete pode ser muito bom. Apesar de não dar muito volume, é uma boa opção para desembaraçar e “organizar o caos” quando você acaba de acordar.

Curtos e irregulares

Quem tem os cabelos curtos e lisos pode tirar melhor proveito do corte com escovas específicas para dar efeitos diferentes. Para fazer com que os penteados fiquem prontos antes e com um volume bem interessante. As escovas médias e redondas de madeira também podem ajudar bastante quem pretende fazer algum tipo de modelagem nos cabelos. Vale lembrar, também, que as escovas redondas pequenas também são muito práticas de serem usadas nos cabelos curtos.

Os curtos e lisos ganham ainda mais quando você usa uma escova dupla para fazer o efeito parecido com a chapinha. A grande vantagem é não agredir os seus fios com o calor excessivo. Assim, você mantém seus cabelos brilhantes e saudáveis.

Os caracóis dos seus cabelos

É uma questão de amor e ódio. Os cachos nem sempre vão acordar de bem com você. Afinal, eles têm vontade própria. Contudo, você sempre pode domar esses rebeldes que nascem na sua cabeça. Para isso, você tem alternativas interessantes como as escovas redondas e grandes de madeira para não arrepiar ainda mais o cabelo.

As escovas de cerdas diagonais também são ótimas para este tipo de cabelo justamente por não danificar os fios na hora de pegá-los para serem escovados. Assim, todos os cachos e o volume ficam muito bem controlados, do jeito que você quer.
E então, já sabe o que usar no seu cabelo?

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.