Artes/cultura
02/11/2016 às 09:00•1 min de leitura
Um grande clássico sobre a Segunda Guerra Mundial trás um erro quase imperceptível: alguns soldados estão usando botas pretas, que só passaram a fazer parte do exército norte-americano depois de 1950. Antes disso, apenas botas marrons eram usadas.
Nesta história real, que se passa em 1938, a maioria os jóqueis usa óculos de plásticos e capacetes com cintas para prender no queixo. Entretanto, esses óculos surgiram apenas depois da Segunda Guerra Mundial, e as correias só em 1956.
A biografia do milionário Howard Hughes também traz erros temporais: os óculos de Robert Gross (Brent Spinner) são muito mais finos dos que realmente existiam durante a década de 1920.
Se você não é estudioso da moda, dificilmente se daria conta que os zíperes que aparecem na biografia de Mozart seriam impossíveis: eles foram inventados em 1893, mais de 100 anos após a morte do compositor.
O cabelo usado por Drew Barrymore fez bastante sucesso durante os anos 90. Ele passaria batido se a história não se passasse na década anterior...
Outro filme com problema de cabelos é este daqui, que se passa em 1900, mas traz personagens com madeixas que fizeram sucesso entre os hippies da década de 1960.
Até a década de 1940, as mulheres não costumavam exibir suas pernas, por isso o figurino feminino de “Pearl Harbor”, filme que se passa em 1941, está um pouquinho fora da realidade.
***