Ciência
13/01/2017 às 12:32•2 min de leitura
Histórias de vampiro quase sempre são batidas, mas este filme sueco conseguiu atualizar o gênero ao mostrar a amizade entre um menino de 12 anos e um vampiro mutilado sexualmente. A estranha amizade é retratada com uma beleza e uma sutileza incomparáveis, mas as cenas de tensão fazem deste um clássico instantâneo.
Refilmar um clássico é sempre um risco, mas o novo “Evil Dead” ganhou uma versão sanguinária em 2013 que não fica atrás do original de 1981. Ele mostra o clichê de jovens perseguidos em uma cabana, mas consegue segurar a atenção até o último minuto.
O filme australiano tem se tornado queridinho por mostrar o problema da rejeição: ao ser trocada por outra menina, uma jovem sequestra o rapaz por quem ela é apaixonada e passa a tortura-lo. A brutalidade absurda é suavizada com toques de comédia, mas o filme não deixa nada a desejar para os fãs do gênero.
A Coreia do Sul costuma produzir filmes assustadores e este é o caso de “O Lamento”: a história de um homem misterioso se mudando para uma aldeia que começa a ser palco de estranhos assassinatos. Seria ele o responsável? Os indícios apontam que um demônio poderoso estaria na região, levando todos a um sentimento de negação e descrença que podem ser fatais.
Ethan Hawke interpreta um escritor criminal que resolve mergulhar em um caso sinistro para produzir seu próximo livro. Ele se muda com a família para uma casa em que 4 pessoas foram encontradas mortas, penduradas em uma árvore no quintal. Quando situações sinistras começam a acontecer, o escritor descobre que é tarde demais para voltar atrás.
“A Bruxa” divide opiniões, já que aposta na magnitude de sua atmosfera para contar uma história de terror ambientada no século 17. O domínio do homem sobre as mulheres e o medo da independência feminina são o fio condutor desta história sinistra.
O filme se tornou um queridinho do público ao usar uma história bastante criativa: e se o Mal pulasse de pessoa para pessoa através do sexo? Essa é uma espécie de DST maligna, que acaba criando dilemas morais para a protagonista.
A história é familiar: um grupo de jovens estereotipados vai passar um final de semana em uma cabana assustadora no meio da floresta e acabam vítimas de zumbis sanguinários. Porém, ao inserirem uma parte cômica e uma reviravolta inesperada, os diretores conseguiram atualizar o gênero para a galera dos anos 2000. O final, com todos os vilões dos filmes de terror reunidos, é algo difícil de ser esquecido.
A história real de dois investigadores paranormais enfrentando os demônios que assombram uma família é um dos filmes de terror mais aclamados dos últimos anos. A gente entra na intimidade das vítimas e acaba se envolvendo com seus temores, assim como Ed e Lorraine Warren, que lutam para que a casa mal-assombrada possa ficar livre dos espíritos que nela habitam.
Coprodução australiana e canadense, “O Babadook” traz a história de uma mulher e seu filho atormentados por uma presença maligna. Além de ser uma entidade assustadora, o vilão ainda sabe criar um terror psicológico individual, fazendo com que suas vítimas precisem enfrentar seus próprios medos internos.
***
Gostou da seleção? Qual filme você acha que deveria ter entrado nesra lista? Deixe sua colaboração nos comentários!