Ciência
27/06/2017 às 04:39•2 min de leitura
A gente aqui do Mega simplesmente adora o canal do Renato Castro, aquele cara divertidíssimo do Nerd Show. E aí que, aproveitando que estamos perto do Dia do Dublador – que já é no próximo dia 29 –, o Renato resolveu falar de um dos nomes misteriosos que mais marcaram a nossa infância: Herbert Richers.
Visionário, Hebert Richers foi um empresário brasileiro que trabalhou como produtor de cinema antes de entrar no universo das dublagens, e seu estúdio de legendas e dublagem foi aberto em 1950. Amigo de ninguém menos que Walt Disney, Richers conheceu os estúdios Disney e se encantou com o mundo gringo das dublagens.
Apesar de a ideia de trabalhar com dubladores ter surgido cedo, a empresa de Hebert Richers só engrenou quando, no início da década de 1960, o então presidente Jânio Quadros decretou que todos os filmes que fossem transmitidos na televisão aberta precisariam ser dublados – ótima notícia para a empresa de Richers.
O cara se deu tão bem no mercado das dublagens que chegou a ser responsável por 90% de todas as que foram feitas no Brasil. Com 10 mil metros quadrados de estúdio, Richers era o dono do maior centro de dublagem da América Latina e aí, é claro, gigantes da comunicação ficaram interessados. A Globo, por exemplo, arrendou uma boa parte dos estúdios.
Com a criação de novos estúdios de dublagem e com o fim dos contratos de exclusividade, a empresa de Hebert Richers começou a perder força com o passar dos anos, e a morte de seu criador, em 2009, só piorou a situação. Três anos depois, o prédio da companhia foi destruído em decorrência de um incêndio, encerrando de vez as atividades da empresa. O final de tudo foi trágico, mas o legado desse cara jamais será esquecido.
Para mais curiosidades, assista ao vídeo do Renato e depois, como sempre, nos conte o que achou – nós aqui do Mega adoramos!
O Mega Curioso está em diversas redes sociais, sabia? Você pode nos seguir no Facebook, no Instagram e também no Twitter! Vem com a gente!