publicidade

Bilionário chinês investe na construção de réplica de Hollywood

24/09/2013 às 10:332 min de leitura

Como você sabe, os chineses são mestres em criar todo tipo de réplica, e inclusive existem monumentos históricos e cidades inteiras que já foram clonadas por eles. E agora, de acordo com o Businessweek, o bilionário Wang Jianlin decidiu construir uma espécie de cópia de Hollywood na China, cuja inauguração deve ocorrer em 2017.

Segundo a notícia, trata-se da construção de um gigantesco parque dedicado ao cinema e ao entretenimento, batizado de Qingdao Oriental Movie Metropolis. Localizado na cidade de Qingdao, o custo da obra foi estimado em U$ 8 bilhões (cerca de R$ 17,5 bilhões), e a festa de apresentação do empreendimento contou com a presença de celebridades como Nicole Kidman, Leonardo DiCaprio e John Travolta, além de executivos da indústria cinematográfica.

Entre os figurões, haviam representantes da Paramount  Pictures, Lions Gate Entertainment e Warner Bros., e os convites não foram enviados por acaso. Atualmente, Jianlin é apontado como o homem mais rico da China, e além de ser o fundador e presidente do gigante grupo Dalian Wanda Group, também é dono da maior rede de salas de cinema da América do Norte.

Hollywood oriental

Fonte da imagem: Reprodução/CBC News

A principal atração do parque será um complexo com 20 estúdios de cinema supermodernos e totalmente equipados, sendo que um deles foi construído especialmente para filmagens de cenas subaquáticas. Além disso, o espaço também contará com um museu de cera dedicado às estrelas e um parque temático semelhante ao famoso Universal Studios de Orlando, além de bares e restaurantes, entre outras facilidades.

O Qingdao Oriental Movie Metropolis inclusive contará com um letreiro parecido ao de Hollywood instalado em uma colina próxima, e o bilionário responsável pelo projeto espera que cerca de 100 filmes sejam rodados nos estúdios do complexo ao ano, incluindo obras estrangeiras. Você acha que parece exagero ou que Jianlin é ambicioso demais?

Segundo o Businessweek, os estúdios norte-americanos, temendo fracassos de bilheteria, vêm investindo especialmente em “blockbusters” e em diretores consolidados, exercendo uma enorme pressão sobre esses profissionais e deixando de investir em obras menores e novos talentos. Portanto, existe a possibilidade de que os estúdios de Jianlin acabem mudando um pouco as coisas para essa turma de cineastas descontentes. E você, leitor, o que acha?

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: