Conheça melhor o Godzilla com estes 13 fatos sobre o monstro dos monstros

12/05/2014 às 10:513 min de leitura

Um dos monstros mais famosos do cinema vai, em breve, voltar às telonas de todo o mundo. Criado em 1954, o lagarto monstruoso já deixou muita gente com medinho de dormir com a luz do quarto apagada. Agora que vai voltar – ainda maior e mais assustador – Godzilla está mais uma vez no centro das atenções.

Por mais que estejamos falando de um monstrengo conhecido, há muitas coisas que mesmo quem é fã de carteirinha ainda não sabe sobre o monstro. Duvida? Então confira as curiosidades abaixo e depois nos conte se você já sabia disso tudo:

1 – A origem do nome

Mightymega

A palavra “Godzilla” é a tradução de “Gojira”, nome que une duas palavras em japonês: “gorira”, que significa “gorila”; e “kujira”, que significa “baleia”.

2 – Era uma vez um dinossauro...

Raining frogs reviews

... que passou por uma mutação bizarra ocasionada por testes com armas nucleares e se transformou em uma criatura diferente e assustadora. Isso mesmo: Godzilla era um dinossauro – ou Godzillasaurus, se você preferir. De alguma maneira mágica, o Godzillasaurus era o único dinossauro existente no mundo.

3 – Vários em um

MMN

Agora que você já sabe que Godzilla era um dinossauro sobrevivente, precisa saber também que o formato do corpo do monstro foi inspirado no tiranossauro rex, os braços são de um iguanodon, e o dorso, de um estegossauro.

4 – Novos truques

Nuke the fridge

Se você viu todos os filmes sobre Godzilla já deve ter reparado que a fera costuma atacar quando é provocada ou está em perigo e precisa destruir algum item que está no meio de seu caminho. Mas nem sempre foi assim.

Em outros filmes, você viu também um Godzilla mais malvado, que curte entrar em uma briga – nesses casos, a besta foi criada por almas que sofreram com a Segunda Guerra Mundial. Nos anos 60 e 70 Godzilla era um monstro com atos heroicos, protegendo o mundo de outros monstros. Ou seja... Godzilla é multifacetado.

5 – Baforada

Qual é a maior arma de Godzilla? Acertou quem respondeu que é o hálito do monstrengo, que muitas vezes parece um dragão cuspindo fogo. Só para você ter ideia do poder do bafinho do Godzilla, vale lembrar que ele já derreteu aço, fez água evaporar e, inclusive, deu fim a um buraco negro. Tudo com o poder de sua baforada.

6 – O brilho especial

Geekedoutnation

Quando falamos que a respiração do monstro dos monstros é praticamente radiativa, vale lembrar que a radiação não faz parte apenas da boca de Godzilla, mas de todo o corpo da fera, que chegou até a produzir campos magnéticos em “Godzilla vs. Mechagodzilla”. Você lembra?

7 – Durão

IGN

Como era de se esperar de um ser cuja respiração tem poderes destruidores, Godzilla não é facilmente dominado. Ele é à prova de qualquer armamento conhecido e, só para você ter ideia da força do monstrengo, saiba que ele já sobreviveu quando foi queimado no magma e esmagado entre placas tectônicas. Sem falar, é claro, na imunidade de Godzilla a impactos provocados por asteroides.

8 – Habilidades

Rogersmovienation

Godzilla é capaz de erguer 2 mil toneladas e esmagar arranha-céus sem fazer muito esforço aparente. No cinema, o monstro já ergueu outras feras gigantescas como King Ghidorah e Hedorah, e, claro, os arremessou sem derrubar muito suor.

Vale se lembrar de quando, furioso, Godzilla atirou Kumunga para o horizonte. Como se não bastasse, o monstro parece ter apreço pelas artes marciais, tanto que costuma praticar alguns golpes para aprender novas técnicas.

9 – Vida real

Um grupo de ativistas que lutam contra a caça às baleias nomeou um navio de Godzilla em homenagem ao personagem. A gigante estrutura, que custou US$ 4 milhões para ser feita, era usada pela sociedade Sea Shepherd e, de vez em quando, precisava ter seu nome alterado, para não dar problema com questões relacionadas aos direitos autorais. O navio já foi chamado até mesmo de Brigitte Bardot.

10 – Efeitos sonoros

Desenvolver o rugido de Godzilla não foi tarefa fácil, e quando a equipe de efeitos sonoros começou a trabalhar com isso, logo percebeu que apenas aumentar o som do rugido de outros animais não seria suficiente. Depois de inúmeras tentativas de criar um som assustador, Akira Ifukube, compositor do filme, retirou uma corda de seu contrabaixo e a esfregou com luvas embebidas em alcatrão. Isso produziu os grunhidos da fera.

11 – Um adversário à altura

Papel de parede

Ninguém é páreo para o temível Godzilla. Nenhuma criatura consegue vencê-lo ou derrubá-lo. Bem... Quase nenhuma. De acordo com o produtor de Godzilla, Shogo Tomiyama, o maior adversário do monstro é o pequeno e até mesmo fofinho Pikachu. Isso mesmo.

Em 2004, Tomiyama disse que queria alcançar o público infantil com a inserção de Pokemon nos novos filmes. Será?

12 – Estrelinha

Panoramio

Godzilla tem uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, desde 2004.

13 – Música

A música “Godzilla”, de Blue Oyster Cult, pode ser ouvida em filmes como “Detroit Rock City” e “Dogtown and Z-Boys”, mas não no próprio Godzilla de 1998. Em resposta à falta da canção, alguns membros da banda criaram uma paródia para a própria música, intitulada “NoZilla”.

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: