9 curiosidades sinistras sobre “A Família Addams”

14/10/2018 às 03:003 min de leitura

Admita: quando “A Família Addams” era exibido durante a programação vespertina de alguma emissora, você provavelmente preparava 1 tonelada de pipoca e sentava diante da televisão com a certeza de que daria boas risadas.

Começando como uma série em The New Yorker, em 1938, e depois se tornando um seriado de TV, essa família estranha é uma de nossas favoritas, por isso não poderíamos deixar de contar para você algumas curiosidades que a galera do Mental Floss revelou sobre esse bando de gente maluca. Confira:

1 – Agradeça a um cara chamado Scott Rudin

O cineasta Scott Rudin estava dirigindo uma van com alguns outros nomes do cinema quando começou a cantarolar a música tema de Família Addams. De repente, todos estavam cantando juntos. No outro dia, Rudin propôs a Barry Diller, chefe de estúdio, que a família macabra virasse um filme. Felizmente, a ideia deu certo.

2 – Sobre o papel de Tio Chico

O ator Anthony Hopkins foi convidado a interpretar o sombrio Tio Chico, mas ele acabou não aceitando o papel para poder interpretar Hannibal Lecter em “O Silêncio dos Inocentes”.

3 – E na direção

Tim Burton foi o primeiro nome pensado para ocupar a cadeira de diretor do filme. Os roteiristas Caroline Thompson e Larry Wilson já haviam trabalhado com o diretor de sucessos como “Edward Mãos de Tesoura” e, por conhecer o lado sombrio e cômico de Burton, pensaram nele como diretor do longa.

Burton acabou não fazendo parte da direção do filme. Recentemente, alguns rumores indicaram que o diretor produziria uma animação em 3D sobre os Addams. Infelizmente, ele parece ter desistido do projeto.

4 – Estreando

Era a primeira vez que Barry Sonnenfeld encarava a função de diretor – até então, ele já tinha uma boa experiência como diretor de fotografia. Rudin, como brincadeira, fazia questão de reforçar que Sonnenfeld não era sua primeira opção para ocupar o cargo e, durante todos os dias de gravação, colocava nomes de outros diretores na cadeira de Sonnenfeld, entre eles Joe Dante, David Lynch e, claro, Tim Burton.

5 – Corta! O diretor desmaiou

Sonnenfeld estava conversando com um dos produtores do filme sobre questões orçamentárias quando disse ter sentido uma forte dor no peito, descrita como a sensação de que alguém estava enchendo uma bexiga em seu tórax. Em seguida, o diretor desmaiou.

Durante as gravações, Sonnenfeld enfrentou alguns problemas em seu nervo ciático e também acabou interrompendo as filmagens por vários dias, quando sua esposa precisou passar por um procedimento cirúrgico.

6 – Nuvem negra

O diretor, depois de enfrentar alguns problemas durante a produção do filme, acabou sendo prejudicado também pela ausência de cinegrafistas, sendo que o primeiro a se demitir foi Owen Roizman, que saiu para fazer parte de outra produção. No lugar dele entrou Gayl Tattersoll, que acabou precisando interromper as gravações para tratar um problema de saúde e nunca mais voltou aos estúdios.

No final das contas, Sonnenfeld acabou fazendo o trabalho de cinegrafista também. Mas os problemas não paravam por aí. Raul Julia, que interpretou Gomez, teve um problema em um dos olhos. Mais tarde, quando falou sobre os bastidores do filme, o diretor disse que sentia que havia uma nuvem negra atrapalhando a produção. Que zica, hein!

7 – Rebelião de atores

Tio Chico, na primeira versão do roteiro, era possivelmente um impostor. Incomodados com isso, os atores se reuniram e pediram para que Christina Ricci, a Vandinha, pedisse ao diretor para tirar essa característica de impostor de Tio Chico. A “rebelião” aconteceu duas semanas antes das gravações e, de acordo com Sonnenfeld, a única pessoa que não se importava com um Tio Chico impostor foi Christopher Lloyd, que interpretou o sombrio personagem.

8 – Mortícia

A cantora Cher tinha grande interesse em interpretar a sedutora Mortícia Addams, mas Anjelica Huston era a primeira opção de Rudin. Para dar vida à líder da família, a atriz assistiu ao documentário “Grey Gardens” – “Jardins Cinzentos”, em uma tradução livre. O filme era sobre a tia e o primo de Jacqueline Kennedy, que viviam em uma mansão cheia de lixo e restos de animais.

Aliás, a atriz precisou se empenhar muito para entrar na forma da personagem. De acordo com Sonnenfeld, Anjelica precisou usar um corselete metálico que ajudou a criar a silhueta extremamente desenhada de Mortícia Addams. A atriz tinha que passar por transformações de maquiagem para deixar a sobrancelha erguida e o pescoço alongado todos os dias – além, é claro, das unhas postiças gigantescas.

Anjelica falou, durante uma entrevista, que ficava extremamente cansada depois das gravações, com dores pelo corpo e crises de enxaqueca.

9 – Processo

David Levy, o produtor executivo da antiga série de TV sobre os Addams, processou a Paramount Pictures e a Orion Pictures depois do lançamento do filme, alegando que muitas das ideias utilizadas no enredo eram parte da série de TV, e não dos cartoons de Charles Addams. O caso foi resolvido em última instância, fora dos tribunais.

*Publicado em 14/11/2014

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: