Ciência
20/11/2014 às 04:11•2 min de leitura
Em outubro, visitamos a mansão do presidente Snow, que aparece no filme Jogos Vorazes: Em Chamas. Seu nome verdadeiro é Swan House, uma casa histórica na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, construída em 1928. Nesta matéria, você confere alguns cenários da mansão utilizados no filme e vê como eles são hoje. Além disso, você fica por dentro de algumas curiosidades dos bastidores de filmagens do longa-metragem.
Confira o vídeo a seguir, que traz mais detalhes da nossa visita:
Muito antes de virar um cenário famoso do segundo Jogos Vorazes, a Swan House foi a casa de Edward H. Inman, líder político e empresário de diversas companhias locais. A mansão fica dentro de um centro histórico, o Atlanta History Center, que abriga outras casas de pessoas conhecidas, incluindo Margaret Mitchell. Em uma residência próxima à Swan House, foi onde Mitchell escreveu o livro E O Vento Levou, que, mais tarde, foi adaptado para um dos maiores clássicos do cinema.
Fachada da Swan House, um dos cenários de Jogos Vorazes: Em Chamas.
Mas vamos voltar à Swan House, o motivo da nossa visita a este centro histórico. A mansão serviu como uma das diversas locações de Jogos Vorazes na cidade de Atlanta. No nosso tour pela casa, descobrimos que os produtores do filme encontraram a residência imponente enquanto visitavam a cidade à procura de mais locais para as filmagens. Ao bater o olho nesta bela mansão histórica, não tiveram dúvidas: seria ali onde filmariam a casa do presidente Snow no segundo filme da franquia.
Além das curiosidades que citamos no vídeo, descobrimos mais algumas em nossa visita. Uma delas é que a entrada na casa, na verdade, é feita pelos fundos. A fachada que aparece no filme é apenas para enfeite: os donos da mansão nunca atenderiam alguém que batesse à porta por onde entram os personagens de Jogos Vorazes. Esse era um costume da época importado das grandes mansões italianas.
Sala da biblioteca, onde foi filmada a primeira cena que aparece no filme dentro da casa histórica.
Outra curiosidade foi contada pelo nosso guia turístico, que esteve presente nos bastidores das filmagens de Jogos Vorazes: Em Chamas. Ele contou que, em um dos ensaios, Donald Sutherland sentou-se à cadeira da sala de jantar e instantaneamente entrou em seu personagem, dizendo suas falas com perfeita convicção.
Mas tinha um detalhe: o ator ainda estava vestido com um roupão e tinha bobes no cabelo — mas, ainda assim, não deixava de interpretar com maestria o implacável presidente Snow.
Sala de jantar, onde o presidente Snow assiste a mais uma rebelião de Katniss
Nesta visita, também descobrimos que comidas bastante saborosas e cheirosas foram feitas pela produção para as cenas da festa, ficando expostas ao tempo, fora da casa, com insetos amontoando-se sobre elas com o passar dos dias, até que as gravações fossem finalizadas.
No fim das contas, essa comida aparece em poucos momentos de filme.
Depois de visitar todas as salas da mansão — muitas das quais não foram utilizadas no filme — chegamos, ao fim do tour, à varanda onde o presidente Snow fez seu discurso durante a grande festa que aparece no filme.
E prepare-se: o terceiro Jogos Vorazes, que estreia nesse fim de semana em diversos países, incluindo o Brasil, também terá algumas cenas filmadas nesta casa. Então fique de olho para reconhecê-la quando conferir o filme.
Veja mais imagens da nossa visita na galeria:
Galeria 1
Por Bárbara Brasileiro do Minha Série