Oscar 2015: Marvel pode conquistar sua primeira estatueta?

27/11/2014 às 05:562 min de leitura

Apesar de todo sucesso junto ao público e à crítica, a Marvel ainda não conseguiu o reconhecimento da Academia. A excelência técnica e visual de obras como Thor, Homem de FerroOs Vingadores não reverteu em uma estatueta para o estúdio, mas talvez a hora da Marvel no Oscar possa estar chegando!

Neste ano, o estúdio lançou duas grandes produções que não apenas fizeram muito dinheiro como também conquistaram de vez a crítica, que caiu de amores pelo thriller político de Capitão América 2: O Soldado Invernal e pela aventura espacial de Guardiões da Galáxia.

Guardiões da Galáxia representa a melhor chance de Oscar para a Marvel este ano.

Dificilmente veremos obras de super-heróis conquistando indicações nas categorias principais, como de melhor filme ou de direção, mas há uma grande chance de reconhecimento desses filmes nas áreas técnicas.

A disputa na categoria de efeitos visuais

Desde 2009, quando foi comprada pela Disney, a Marvel já foi recebeu indicações para o Oscar na categoria de efeitos visuais pelos três filmes do Homem de Ferro e pelo longa dos Vingadores, mas nunca obteve uma vitória.

Em geral, a Academia considera a qualidade, a quantidade, a dificuldade, a originalidade e o volume de trabalho com efeitos visuais para determinar quais são os indicados e definir qual é a produção vitoriosa dessa categoria.

A técnica de captura de performance aliada aos efeitos visuais fazem de Planeta dos Macacos: O Confronto um dos favoritos ao Oscar desta categoria.

Porém, sabemos que indicações em outras categorias e o reconhecimento da crítica podem influenciar na conquista do Oscar de efeitos visuais. Prova disso é que, historicamente, sempre que um filme está indicado em efeitos visuais e também em melhor filme, o longa acaba levando o prêmio da categoria técnica – como se a indicação ao prêmio principal fosse uma garantia de qualidade da produção.

Apenas nos últimos anos, filmes como Gravidade, As Aventuras de Pi, A Invenção de Hugo Cabret,A OrigemAvatar e O Curioso Caso de Benjamin Button comprovaram esse pensamento. Então, qual é a chance da Marvel conquistar um Oscar?

Os concorrentes de 2014

Parece, no entanto, que poucos filmes este ano têm chances de conquistar indicações tanto na categoria de efeitos visuais quanto na de melhor filme. O único com real possibilidade de entrar na disputa nas duas categorias é Interestelar, a ficção científica espacial de Christopher Nolan.

Os outros filmes cotados a concorrer ao Oscar de efeitos visuais este ano são: Planeta dos Macacos: O Confronto, O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, Godzilla, Transformers: A Era da Extinção e Malévola.

A Academia deve anunciar em breve os concorrentes de Guardiões da Galáxia na disputa pelo Oscar de efeitos visuais.

Nos próximos dias, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deve anunciar a lista reduzida com os títulos que permanecem na disputa. Então, vamos descobrir se Guardiões da Galáxiacontinua na briga pela estatueta de efeitos visuais e quais são os filmes que podem tirar o Oscar da Marvel!

E você, acha que Guardiões da Galáxia merece o Oscar de efeitos visuais? Ou tem outro preferido para essa categoria neste ano? Comente abaixo.

Via Minha Série

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: