Isto é a vida real? Pesquisadores desenvolvem alga com sabor de bacon
85
Compartilhamentos

Isto é a vida real? Pesquisadores desenvolvem alga com sabor de bacon

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Pesquisadores da Universidade Estadual do Oregon – OSU, na sigla em inglês –, nos Estados Unidos, desenvolveram a alga para todos dominar. Natural das regiões costeiras do Pacífico e do Atlântico, a alga vermelha conhecida como dulse vem sendo estudada e modificada na instituição nos últimos 15 anos para servir como fonte de alimento para abalones, uma espécie de molusco.

A dulse cresce extremamente rápido, é muito rica em proteínas e normalmente é vendida desidratada como ingrediente culinário ou suplemento nutricional. No entanto, a variedade desenvolvida no Centro Hatfield de Ciência Marinha, vinculado à OSU, tem algo a mais: ela fica com o aroma e o gosto de bacon quando é frita.

O abalone é extremamente apreciado na Ásia, o que criou até mesmo um mercado ilegal de pesca do molusco na costa da África do Sul, onde ele costumava existir em abundância, pois o quilo de abalone é vendido “a preço de ouro”. A ideia original da pesquisa era desenvolver uma alga que servisse como fonte de alimento otimizada para o molusco, para que este pudesse ser mais facilmente criado em cativeiro.

Dulse é vida

Os abalones alimentados com a variedade de dulse desenvolvida nos laboratórios do Centro Hatfield crescem a uma velocidade muito maior do que o usual. Isso fez com que a criação deles ganhasse escala comercial no Havaí, pela empresa Big Island Abalone Corporation. Foi então que, por sugestão de um membro de outro setor da universidade, os pesquisadores começaram a pensar naquela alga como um alimento para seres humanos.

Uma vez que a dulse tem duas vezes o valor nutricional da couve, a universidade resolveu financiar o desenvolvimento de uma variedade que fosse facilmente cultivável, apostando no potencial de uma nova indústria. Trabalhando junto com o Centro de Inovação de Alimentos em Portland, também associado à OSU, os pesquisadores desenvolveram então uma série de aplicações da alga na indústria alimentícia, tanto fresca quanto desidratada.

Estudantes de MBA da instituição de ensino preparam agora um plano de negócios para a implantação de mais áreas de cultivo da dulse com sabor de bacon para transformar isso em um negócio rentável. Só esperamos que ela não demore muito a chegar aqui no Brasil também.

Além de bacon, que outros sabores você gostaria que existissem em comidas orgânicas? Comente no Fórum do Mega Curioso

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.