Polos magnéticos do Sol podem sofrer inversão nos próximos meses
460
Compartilhamentos

Polos magnéticos do Sol podem sofrer inversão nos próximos meses

Último Vídeo

De acordo com medições da NASA, o Sol está prestes a passar por um evento que, apesar de comum, acontece em intervalos de aproximadamente 11 anos: a inversão de seus polos magnéticos. E, se os cálculos estiverem corretos, tudo acontecerá em cerca de três ou quatro meses, com efeitos que poderão ser sentidos nos pontos mais distantes do Sistema Solar.

De acordo com o cientista solar Phil Scherrer, polo norte do Sol já mudou de lugar, enquanto o polo sul agora tenta se reorganizar. Tudo isso faz parte do ciclo regular da estrela, cujos polos magnéticos enfraquecem, chegam a zero e, depois, emergem novamente, mas com polaridade invertida.

Entretanto, o planeta Terra pode ficar tranquilo. A inversão causará ondulações magnéticas que alcançarão Plutão e até mesmo a sonda Voyager, na barreira do espaço interestelar, mas não causará mal algum ao nosso mundo. Na verdade, ela até mesmo servirá para aumentar ainda mais a camada de proteção aos raios cósmicos, deixando a Terra mais protegida e evitando que essa ameaça espacial possa causar danos a satélites ou até mesmo a astronautas em órbita.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.