9 erros que você pode estar cometendo no início da sua jornada de trabalho

31/10/2016 às 10:253 min de leitura

1. Chegar atrasado

Começar a sua jornada de trabalho atrasado pode te sabotar mais do que você imagina. Um estudo publicado no Huffington Post revelou que os chefes tendem a notar os funcionários que não são pontuais, associando o fato a um mau desempenho – mesmo que eles saiam mais tarde.

Eu sei, não parece justo, mas é a percepção da maioria das pessoas. Por isso, tente chegar no seu horário sempre.

2. Não dar “bom dia” aos seus colegas

Você sabia que essa simples saudação vai mostrar para os outros – e aos seus superiores – que você é amigável? Se você é um líder, ser simpático logo no início do dia terá mais influência na sua competência do que você imagina: de acordo com Lynn Taylor, especialista em ambiente de trabalho, o fato de uma pessoa não cumprimentar os outros pode “minar” até mesmo a sua eficiência no trabalho.

Mesmo que esse não seja o seu caso, ir em silêncio até a sua mesa passa uma imagem de que você não está acessível aos seus colegas.

3. Beber café

Pode parecer irresistível chegar e tomar um grande copo de café, mas pesquisas indicam que você deveria esperar até as 9h30, pelo menos. Isso porque o hormônio cortisol, envolvido na resposta ao estresse, tem o seu pico, geralmente, entre as 8h e 9h da manhã. Quanto mais você beber café nesse período, menos o seu corpo produz cortisol, fazendo com que você dependa cada vez mais da cafeína.

Ou seja, o melhor é esperar o nível do hormônio do seu corpo diminuir para você ingerir essa bebida mágica.

4. Responder todos os emails da sua caixa de entrada 

Assim que você se senta confortavelmente em sua cadeira, pode ser tentador abrir o seu email e ler todas as mensagens novas que chegaram durante a noite, mas, segundo Michael Kerr, palestrante especialista em comportamento no trabalho, você não deve perder muito tempo nisso. Use a sua energia inicial para priorizar apenas o que deve ser respondido na primeira parte da manhã e pule para os seus deveres.  

Segundo Michael, verificar mensagens é uma daquelas tarefas que fazem com que você sinta que está produzindo, quando, na verdade, pode ser uma parte da famosa procrastinação.

5. Trabalhar sem organização

Antes de começar a produzir, o ideal é que você tenha em mente um pequeno cronograma de tudo que fará naquele dia. Assim, você poderá rever as suas prioridades e organizar suas tarefas de acordo com a importância de cada uma, sem perder tempo com coisas inúteis.

É essencial ter um calendário organizado para que você não seja pego de surpresa por um lembrete no celular indicando uma reunião em 10 minutos.

6. Começar pelo mais fácil

Conforme o dia passa, a sua disposição tende a diminuir. Por isso, “mate” a parte mais difícil do trabalho logo cedo, deixando as tarefas mais simples para quando você já estiver cansado.

Essa é uma estratégia conhecia como “comer o sapo”, baseada em uma citação de Mark Twain: “Comer o ‘sapo’ pela manhã vai fazer você ter a sensação de que nada pior vai acontecer pelo resto do dia”.

7. Fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo

É possível que você chegue com uma disposição que o faça acreditar que pode cumprir mil tarefas ao mesmo tempo: não caia nessa cilada.

Pesquisas sugerem que realizar mais de uma obrigação simultaneamente pode prejudicar sua tarefa primária. Ou seja, se você começar a sua jornada fazendo “malabarismo”, vai acabar não concluindo nada direito.

8. Ser dominado por pensamentos negativos

Talvez você não tenha dormido bem na noite passada ou tenha tido uma discussão no trânsito a caminho do trabalho. Ninguém está livre de passar por situações ruins, mas não deixe esses sentimentos distraí-lo do que você precisa fazer no dia.

Pode parecer difícil, mas tente guardar suas frustações em uma “caixa” separada.

9. Ter reuniões

Marcar reuniões logo pela manhã pode ser um grande desperdício. Segundo Lara Vanderkam, autora de “O que as pessoas mais bem-sucedidas fazem antes do almoço”, o início do dia deve ser reservado para tarefas que exigem foco e concentração. Assim, encontros e conversas devem ser feitos ao longo da tarde.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: