Contas brasileiras da Uber estão sendo usadas na Rússia
204
Compartilhamentos

Contas brasileiras da Uber estão sendo usadas na Rússia

Último Vídeo

De acordo com G1, contas Uber de brasileiros estão sendo invadidas e utilizadas na Rússia. Em um casos, uma publicitária de 28 anos percebeu a invasão ao abrir o aplicativo da Uber e notar que o idioma havia sido alterado de português para russo. Logo em seguida, a usuária notou que também haviam sido realizadas corridas na Rússia e a própria conta — e não, ela não saiu de São Paulo, cidade em que mora no Brasil.

Outro usuário mostrou um caso mais grave: assim que abriu o histórico de viagens, viu uma cobrança de 1.190 rublos na conta, a moeda russa, cobrada por uma viagem de 50 quilômetros em São Petersburgo, na Rússia. No total, esse usuário "sofreu" três viagens, com o app da Uber cobrando 3 mil rublos, cerca de R$ 166.

O dinheiro e os dados foram restabelecidos pela Uber

"A Uber demorou mais de quatro dias para me dar um retorno que não parecesse uma mensagem automática”, notou a primeira usuária que teve a conta invadida. Ela ainda comentou que os russos enviaram mensagens para a Uber dizendo que sofriam de "psicose maníaco e esquizofrenia com dupla personalidade" — para, dessa maneira, a Uber não cancelar a conta e estornar o dinheiro.

“O que me deixou mais besta mesmo foi eles terem entrado na conta e até enviado essas mensagens absurdas, e a Uber ainda me pedir para enviar mais dados por dentro do app, em que obviamente havia acesso direto por parte do hacker”, disse a usuária ao G1.

No final das contas, a Uber restituiu o dinheiro das contas invadidas e restabeleceu os cadastros. Contudo, os usuários comentaram que não usam mais o aplicativo. Em comentário ao G1, a Uber disse: "Orientamos os usuários a nunca compartilharem os dados de senha do seu cadastro, uma vez que esses dados devem ser tratados com o mesmo cuidado que dados bancários, por exemplo. Caso isso venha acontecer, o usuário pode reportar à Uber pelo próprio aplicativo ou pelo site, e as devidas providências serão tomadas pela equipe de suporte."

Print

*Via Tecmundo.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.