Com qual frequência é preciso fazer alguns serviços domésticos?
579
Compartilhamentos

Com qual frequência é preciso fazer alguns serviços domésticos?

Último Vídeo

1 – Dar aquela geral no micro-ondas

Não basta passar um paninho no seu micro-ondas apenas quando aquele copo de leite transborda, não. Ainda que muita gente acredite que o aparelho mate bactérias por sempre funcionar aquecido, a verdade é que alguns germes e bactérias são resistentes e ficam ali se você não limpar. O ideal mesmo é fazer uma limpeza semanal, e um bom jeito de resolver o problema é ferver uma xícara grande com água, vinagre e pedaços de limão até que a solução forme bolhas de vapor na porta do aparelho.

2 – Limpar fogões e exaustores

Esses aparelhos devem ser limpos sempre que você os usar, não tem choro. No caso do exaustor, se você não faz muitas frituras, dá para limpá-lo uma vez por mês.

3 – Trocar sua roupa de cama

Pelo menos uma vez por semana, troque seu jogo de lençóis, afinal esses tecidos acabam retendo ácaros, suor, células mortas e sujeirinhas de modo geral. Como você fica deitado nesses tecidos por muitas horas, o ideal é trocá-los com frequência e, se possível, lavá-los com água quente e secá-los na secadora ou ao Sol.

4 – Limpar sua secadora

É importante trocar o filtro desses aparelhos ao menos uma vez por ano, já que eles acabam retendo fiapos de roupas e podem provocar um incêndio. Em caso de famílias com muitas pessoas e que, por consequência, lavam mais roupas, essa troca de filtros pode ser feita em um intervalo mais curto de tempo.

5 – Lavar almofadas e travesseiros

Ainda que fronhas e capas de almofadas sejam boas barreiras entre sua pele e o travesseiro em si, é preciso ter noção de que isso não impede que esses materiais absorvam suor, saliva e outros fluidos corporais. Cada tipo de travesseiro e almofada tem sua recomendação própria de lavagem, já que são feitos de materiais diferentes, então o ideal é conferir as instruções do fabricante.

6 – Limpar a geladeira

Semanalmente, verifique quais alimentos podem estar estragados em sua geladeira e aproveite para limpar a superfície de possíveis derramamentos. Para saber a frequência com a qual deve realizar aquela limpeza pesada, é preciso ver o tipo de degelo do seu aparelho.

7 – Limpar janelas e cortinas

Se você tem persianas de madeira em casa, tire o pó delas semanalmente. No caso de cortinas de pano, uma lavagem ao ano é suficiente, a não ser que a cortina esteja em um ambiente úmido, como banheiro ou cozinha – nesses casos, é preciso lavá-la com mais frequência. Se suas cortinas forem feitas de um tecido muito delicado, recomenda-se lavagem profissional, e não caseira.

8 – Limpar o forno

Quando o forno fica com gordura acumulada por muito tempo, ele acaba consumindo mais energia quando está ligado e, além do mais, pode acabar com o sabor do alimento preparado. A cada quatro meses, seu forno precisa passar por uma boa limpeza.

9 – Lavar suas toalhas

Depois do banho, deixe sempre sua toalha secar em um ambiente arejado, pois isso mata as bactérias, que adoram tecidos úmidos e quentes. De qualquer forma, o ideal é colocar sua toalha de banho para lavar depois de quatro usos.

10 – Limpar a privada

O vaso sanitário do seu banheiro não é o local mais limpo do mundo, e para não tornar a coisa inóspita demais, limpe a região pelo menos uma vez por semana. O assento da sua privada é um verdadeiro hotel de bactérias; para se livrar delas, coloque luvas e esfregue os acentos com produtos de limpeza. Se quiser garantir ainda mais que o ambiente fique limpinho, passe vinagre branco no assento e deixe ali por 1 hora.

11 – Limpar o ventilador

Esses aparelhos acumulam poeira, pólen e outras partículas que, com o tempo, acabam bloqueando as entradas e as saídas de ar, então é bacana limpar os filtros do seu ventilador pelo menos uma vez por mês, até mesmo para que o aparelho não acabe polvilhando sua casa de poeira.

12 – Limpar o sofá

Uma vez ao ano, limpe seu sofá. Isso vai fazer com que ele fique mais bonito e livre de bactérias e do cheirinho de sujeira. Um sofá limpo também reduz as chances de crescimento de mofo no ambiente, sabia? Nesses casos, como o tipo de material do sofá também influencia na forma como ele deve ser limpo, opte por limpeza profissional.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.