Saiba quais são as melhores universidades do planeta

19/08/2014 às 10:063 min de leitura

Todos os anos o Academic Ranking of World Universities — um ranking de classificação acadêmica elaborado pela Universidade Xangai Jiao Tong — traz uma lista com as melhores instituições de ensino do planeta. Os critérios considerados para o julgamento incluem uma série de parâmetros, como o número de artigos publicados em periódicos científicos, pesquisadores altamente citados e a quantidade de prêmios Nobel recebida por ex-alunos.

De acordo com o portal Info Exame, este ano a lista já foi divulgada e, entre as 15 melhores do mundo, 13 são norte-americanas. As universidades de Harvard, Stanford e o MIT — Massachusetts Institute of Technology — apareceram nas três primeiras colocações do ranking, seguidas pela Universidade da Califórnia em Berkeley e pela de Cambridge, do Reino Unido, com outra instituição britânica, a Universidade de Oxford, em 9º lugar, empatada com a Universidade de Chicago.

Com respeito às universidades brasileiras, apenas seis apareceram na lista, com a USP na 144ª colocação, a UFMG na 317ª, a UFRJ na 318ª, a UNESP na 362ª, a Unicamp na 365ª e a UFRGS na 421ª colocação. Você pode conferir o ranking completo através deste link e conhecer um pouco mais sobre as que estão entre as 10 melhores do mundo — em ordem decrescente e lembrando que Chicago e Oxford empataram na nona colocação  — a seguir:

9º lugar: Universidade de Oxford

País de origem: Inglaterra

Em funcionamento desde o ano de 1096, a Universidade de Oxford conta com mais de 22 mil estudantes. No ranking elaborado pelo ARWU, a instituição ficou praticamente empatada com a Universidade de Chicago — dos EUA — em 9º lugar, recebendo uma nota total de 57,4 pontos. Entre os ex-alunos mais famosos, estão Margareth Thatcher, Tony Blair, Bill Clinton e Rowan Atkinson, mais conhecido como Mr. Bean.

9º lugar: Universidade de Chicago

País de origem: Estados Unidos

Contando com mais de 15 mil alunos, a Universidade de Chicago foi fundada em 1890, e também recebeu uma nota total de 57,4 pontos do ARWU.

8º lugar: Universidade Columbia

País de origem: Estados Unidos

Fundada no ano de 1754, a Columbia têm quase 30 mil estudantes e ganhou uma nota total de 59,6 pontos do ARWU. Entre seus ex-alunos mais ilustres encontram-se Theodore e Franklin Roosevelt, Barack Obama e Warren Buffett.

7º lugar: Instituto de Tecnologia da Califórnia

País de origem: Estados Unidos

Com uma nota total de 60,5 pontos, o Instituto de Tecnologia da Califórnia foi fundado em 1891 e conta com pouco mais de 2 mil alunos. Entre os estudantes que passaram pela instituição, 32 receberam prêmios Nobel em diversas áreas.

6º lugar: Universidade de Princeton

País de origem: Estados Unidos

A Universidade de Princeton foi estabelecida no ano de 1746, e atualmente conta com mais de 8 mil estudantes. A instituição recebeu uma nota total de 60,7 pontos do ARWU e, entre seus ex-estudantes mais famosos, estão Jeff Bezos e Alan Turing. Além disso, Albert Einstein era afiliado do Instituto de Estudos Avançados de Princeton — que mantém trabalhos colaborativos com a universidade — e participou de inúmeras aulas ministradas no campus.

5º lugar: Universidade de Cambridge

País de origem: Inglaterra

Fundada em 1209, a Universidade de Cambridge conta com diversas personalidades ilustres — como Isaac Newton, Charles Darwin, Lord Byron, Francis Bacon e Príncipe Charles — associadas à sua história, sem contar que produziu 90 prêmios Nobel. A instituição atualmente conta com mais de 18 mil estudantes e recebeu a nota 69,2 do ARWU.

4º lugar: Universidade da Califórnia em Berkeley

País de origem: Estados Unidos

Com um total de mais de 36 mil estudantes, a Universidade da Califórnia em Berkeley foi estabelecida em 1868, e teve nota 70,1 concedida pelo ARWU. Além de ter 72 vencedores de prêmios Nobel entre seus ex-alunos, ator Gregory Peck e Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple, são duas das inúmeras personalidades famosas que frequentaram a instituição.

3º lugar: MIT

País de origem: Estados Unidos

O Massachusetts Institute of Technology, que recebeu a nota 70,5 do ARWU, foi fundado em 1861, e conta com uma lista de 80 prêmios Nobel associados à instituição. Atualmente, o MIT tem mais de 11 mil estudantes e entre seus ex-alunos mais ilustres estão o astronauta Buzz Aldrin, o ex-secretário geral da ONU Kofi Annan e o Primeiro Ministro de Israel Benjamin Netanyahu.

2º lugar: Universidade de Stanford

País de origem: Estados Unidos

Em funcionamento desde 1891 (embora tenha sido estabelecida em 1885), a Universidade de Stanford ficou em segundo lugar no ranking das melhores do mundo com uma nota 72,1. A instituição já produziu 22 prêmios Nobel e, atualmente, conta com mais 15 mil alunos. Entre as personalidades que passaram pelo prestigiado campus estão as atrizes Jennifer Connelly e Sigourney Weaver, o jogador de golfe Tiger Woods, Larry Page da Google, e William Hewlett e David Packard, da HP.

1º lugar: Universidade de Harvard

País de origem: Estados Unidos

Com uma nota 100, a Universidade de Harvard foi fundada em 1636, e conta com mais de 21 mil alunos. A instituição conta com um orçamento anual de US$ 30 bilhões e já produziu 47 prêmios Nobel, e entre seus ex-estudantes mais ilustres estão John Kennedy, Barack Obama (que ingressou em Harvard para estudar Direito depois de se formar pela Columbia em ciências políticas), Mark Zuckerberg e Bill Gates.

***

E aí, caro leitor, já escolheu a sua?

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: