Trabalha em casa? Confira essas 7 dicas para ser mais produtivo

03/03/2016 às 09:222 min de leitura

Agora existem provas científicas para comprovar algo que, provavelmente, você já sabia: você é mais produtivo trabalhando em casa. Os pesquisadores da Universidade de Stanford recrutaram 250 funcionários de uma grande agência de viagens para um estudo de nove meses. Durante esse período, metade do grupo trabalhou em casa, e eles descobriram que houve um aumento de desempenho de pelo menos 13%.

Esse grupo também apresentou menor taxa de faltas e atestados médicos, rendendo mais do que os empregados que ficaram em um ambiente de trabalho silencioso.

Claro, não é porque você vai ficar em casa que pode fazer as suas tarefas com a televisão ligada ou qualquer outro tipo de distração: é preciso estabelecer uma rotina para não matar a sua produtividade. Aqui estão sete métodos para fazer mais, mesmo quando o seu chefe não está na mesa ao lado:

1. Designar um espaço único para o trabalho

Claro, tecnicamente, você poderia trabalhar no sofá ou mesmo na sua cama, mas apenas quando você estiver em um lugar destinado ao trabalho é que sua mente vai entrar em modo “serviço”.

2. Seguir um cronograma

Desperdice uma hora durante a manhã pensando em o que vai fazer e você vai acabar trabalhando até tarde, quando já está cansado e menos focado. Portanto, escolha um horário de início e um de fim e cumpra o seu planejamento. Isso não significa que você tem que atuar em um horário comercial típico, mas que é preciso estabelecer uma programação.

3. Trocar de roupa

Do mesmo modo que se sentar em um lugar destinado ao serviço vai fazer sua mente mudar o foco, colocar outra roupa, que não o pijama, também pode ajudar. Claro, você não precisa ficar de terno em casa, mas pode optar por algo casual.

4. Ignore os pratos sujos

Procrastinação no escritório pode significar aquele papo com os amigos enquanto toma um café. Em casa, a cozinha pode ser a sua grande inimiga: não use o tempo em que você deveria estar produzindo para lavar as louças da noite anterior.

5. Faça pausas

Pode parecer perda de tempo fazer algumas pausas enquanto trabalha, mas elas são de extrema importância e vão fazer você render mais. Vá tomar um ar fresco! Se você perceber que está se esquecendo de fazer essas pausas, use um alarme para programar sua rotina.

6. Bloqueie a sua obsessão social

Em casa, ninguém vai perceber que você passou os últimos 40 minutos olhando para o Facebook. Por isso, é preciso ter controle para não perder muito tempo. Use visitas às redes sociais como recompensas por um trabalho concluído. Assim, você tem uma pequena folga e se sente feliz por ter terminado uma tarefa.

7. Seja responsável

Se preciso, baixe aplicativos que controlam o tempo e o seu rendimento para cada projeto. Deste modo, quando você perceber que está menos produtivo, vai conseguir ajustar a sua rotina e descobrir o que está minando o seu rendimento.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: