(Fonte da imagem: Reprodução/VancouverSun)

Batatas fritas são sempre iguais, certo? Não importa o tempero que seja utilizado, elas sempre mantêm o mesmo estilo e, por se tratar de uma das iguarias preferidas de muita gente, ninguém se importa muito com o aspecto repetitivo delas. Mas e se você pudesse fazê-las de um jeito diferente?

O site Instructables publicou uma receita de Hamid Salimian que, segundo eles, permite que você deixe as batatas fritas transparentes, como se fossem pequenos pedaços de cristal. Quer saber como fazer batatas iguais às da foto acima? Aqui vai a receita.

Ingredientes

  • 8 batatas;
  • Sal Kosher;
  • ½ xícara de azeite de oliva;
  • 4 xícaras de água;
  • 4 colheres de sopa de amido de batata;
  • Ervas frescas e alecrim (opcional);

Modo de preparo

Lave as batatas em água fria e depois seque-as em um papel-toalha. Coloque as batatas limpas em uma tábua de corte e faça uma fenda de 1 centímetro de espessura em cada uma delas. Em seguida, coloque as batatas em uma tigela e adicione azeite de oliva e sal a gosto.

(Fonte da imagem: Reprodução/Instructables)

Depois de temperadas, as batatas devem ser levadas a um forno pré-aquecido a 110 graus por 25 minutos. Em seguida, despeje quatro copos de água em uma panela e deixe ferver.

Coloque as batatas cozidas em um recipiente limpo e despeje a água quente sobre elas, de forma que as batatas fiquem cobertas pela água. Deixe-as em repouso, à temperatura ambiente, por duas horas.

Retire as batatas e coloque-as em outro prato. Coe o líquido usando um filtro de malha fina e, depois, coloque o material em um recipiente hermeticamente fechado, levando-o à geladeira (de preferência à noite).

Gel de batata

Com o líquido, você fará um gel de batata. Coloque-o em uma panela em fogo médio e adicione 4 colheres de fécula de batata. Bata e misture imediatamente, até que a substância se transforme em um gel.

(Fonte da imagem: Reprodução/Instructables)

Pré-aqueça o forno a 57 graus e coloque um pedaço de papel-manteiga sobre uma assadeira. Coloque o líquido dentro de uma garrafa do tipo squeeze e o espalhe dentro de forminhas alongadas, similares a batatas fritas. A espessura do líquido dentro da forma não pode ser muito fina, caso contrário as batatas vão se quebrar na hora da fritura.

Coloque as formas com o líquido no forno e deixa lá durante 8 a 10 horas. O autor da receita sugere que você faça isso enquanto dorme, mas nós recomendamos que você NÃO faça isso de jeito nenhum e jamais deixe o fogo aceso sem estar por perto. Se você preferir, poderá deixar as batatas em fogo alto (110 graus), mas por um tempo menor, cerca de 4 a 5 horas.

Para fazer as batatas fritas “de cristal”, despeje o óleo vegetal em um wok ou em uma frigideira profunda em fogo médio. Usando uma pinça, mergulhe cada uma das batatas no óleo por alguns segundos. Você vai perceber que a textura ficará transparente. O processo é bastante delicado e requer muita atenção.

.....

Por fim, coloque-as em um recipiente com papel-toalha, jogue um pouco de sal sobre elas e pronto! Você acaba de criar batatas fritas transparentes.

Fonte: Instructables