(Fonte da imagem: Thinkstock)

De acordo com o pessoal do news.com.au, um grupo de pesquisadores desenvolveu uma nova bebida que combina as propriedades do café e do chá, ou seja, um autêntico “chafé”. Segundo a publicação, se trata de um chá feito com folhas de café que é mais saudável do que as outras duas bebidas.

Conforme explicaram os pesquisadores — dos Reais Jardins Botânicos de Kew, de Londres, e de Montpellier, na França —, a bebida feita com as folhas de café é muito mais saudável do que a feita com os grãos. Os cientistas encontraram nas plantas altos níveis de um composto de ação anti-inflamatória — a mangiferina —, conhecido por reduzir o colesterol e o risco de desenvolvimento do diabetes, além de proteger os neurônios.

Além disso, as folhas também apresentam altos níveis de antioxidantes, que são conhecidos por ajudar a combater o câncer, doenças cardíacas e o diabetes. E as propriedades medicinais não foram as únicas características elogiadas: o sabor do “chafé” foi descrido como bem agradável, sendo menos amargo do que o do chá e menos encorpado do que o do café.