Você sabe como evitar que as frutas oxidem com facilidade? [vídeo]

Você sabe como evitar que as frutas oxidem com facilidade? [vídeo]

Depois de fatiar uma maçã, basta esquecê-la exposta por alguns minutos para que ela comece a oxidar e mude consideravelmente seu aspecto, não é mesmo? Talvez você conheça o velho truque de espremer um limão sobre a fruta para evitar a oxidação, mas nos vamos lhe apresentar uma maneira ainda mais eficiente de manter seus alimentos com uma aparência fresca e apetitosa.

A equipe do America’s Test Kitchen provou que uma mistura de mel e água é muito mais eficiente na hora de preservar as frutas, além de mantê-las por muito mais tempo. E não tem nenhum segredo: basta mergulhar maçãs, peras ou quaisquer outras frutas que você não deseja que oxidem por pelo menos 30 segundos em uma mistura de 2 colheres de sopa de mel para 1 xícara de água.

O vídeo ainda mostra que as frutas que passam pela água adoçada com mel aguentam intactas por até 8 horas. Mas se você deixá-las de molho, elas continuam frescas e bonitas por até 24 horas. E a boa notícia é que você também pode comprovar os efeitos da mistura com alguns tipos de vegetais.

A explicação para esse pequeno fenômeno culinário é que o mel contém um peptídeo capaz de bloquear a ativação do polifenol que causa a oxidação das frutas quando expostas ao ar ou da enzima responsável pelo processo de oxidação de frutas e vegetais – como maçãs, pera e batatas.

Se você fizer o teste em casa, conte-nos sua experiência nos comentários.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.