Gastronomia molecular: conheça o garfo que libera 21 sabores diferentes

24/03/2014 às 04:212 min de leitura

Que o cheiro de um alimento influencia sua vontade de comê-lo, você já sabe. Muito do que achamos ser apenas paladar tem a ajuda de outro sentido importante, o olfato. É por isso que a novidade que você vai conhecer agora, por mais bizarra que pareça, é muito interessante: já imaginou se pudéssemos deixar um alimento ainda mais gostoso por meio do cheiro?

Não estamos falando de temperos diferentes, técnicas de culinária ou receitas extraordinárias. O negócio aqui é um pouco mais científico e inovador: o garfo que libera odores. A ideia toda é uma filha da gastronomia molecular, que nada mais é do que a união de técnicas químicas a ingredientes diferenciados.

Novidade

Fonte da imagem: Reprodução/Molecule-r

Alguns pratos desse tipo de culinária usam métodos pouco tradicionais na hora de preparar os alimentos – e “tradicional” também não é palavra que define esse ramo da gastronomia quando o assunto é a escolha dos ingredientes.

O negócio é não ter preconceitos culinários e gostar de experimentar coisas novas, então, se você é daqueles que faz careta quando descobre que tem cebola no molho do macarrão, está na hora de rever seus conceitos.

O garfo que libera odores se chama Aromafork e foi idealizado pela Molecule-R, uma marca especializada em produzir novidades para os amantes da gastronomia molecular. A proposta é justamente tirar da cabeça do consumidor a ideia de que ele precisa comer para sentir o gosto. E aí, isso faz sentido para você?

Como funciona

Fonte da imagem: Reprodução/Molecule-r

Com um pequeno vão capaz de armazenar odores, o Aromafork leva, por meio do cheiro, o gosto de alguns alimentos diretamente para o seu paladar. A ideia é proporcionar uma mistura entre o sabor do alimento que você está ingerindo e o gosto da substância cujo odor é liberado enquanto você dá aquela garfada.

Se você reparar bem nos detalhes do Aromafork, vai perceber que ele tem um furinho, certo? É ali que tudo acontece, já que o papel mata-borrão que preenche a região armazena o aroma escolhido. O produto vem acompanhado por diversas possibilidades de fragrâncias voláteis: isso significa que você pode comer batatas, por exemplo, de 21 maneiras diferentes, com odores como cheese cake, chiclete, fumaça ou maracujá.

Entre os perfumes disponíveis estão os de café, baunilha, chocolate, morango, lichia, banana, menta, castanha, coco, amendoim, canela, gengibre, wasabi, manteiga e azeite de oliva. E aí, o que você acha dessa ideia?

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: