Estudo confirma que não existem alimentos que possam causar dependência

24/09/2014 às 07:402 min de leitura

Sabe aquela besteira que estraga qualquer dieta e que as pessoas sempre dão a desculpa de que não para de comer porque é viciado? Pois é, agora é melhor elas arrumarem outro argumento, já que, segundo um artigo publicado na revista Neuroscience&Biobehavior Reviews, não existem alimentos viciantes.

Os pesquisadores constataram que não existe nada que comprove que alimentos ricos em açúcar ou gordura, por exemplo, possam causar dependência em uma pessoa. Isso porque o cérebro não tem o mesmo comportamento com nutrientes da mesma forma como responde a drogas tipo a cocaína ou heroína.

Então, por que não conseguimos parar de comer certas coisas?

O que acontece realmente é que as pessoas desenvolvem uma compulsão psicológica por determinados ingredientes depois de comê-los e se sentirem bem. O cérebro associa aquele alimento ao prazer e a gente passa a querê-los sempre. O mesmo acontece com o vício do jogo ou do sexo, por exemplo.

Se os alimentos fossem realmente viciantes, o problema da obesidade seria impossível de ser resolvido. Em vez de jogar a culpa no chocolate, no refrigerante ou no pão, as pessoas precisam passar por uma reeducação alimentar e aprender que não existe nada que não possa ser cortado da alimentação.

Constatação dos pesquisadores

"As pessoas tentam encontrar explicações racionais para estar acima do peso e é fácil culpar os alimentos. Algumas pessoas têm uma relação do tipo viciante com determinados alimentos que elas podem comer em excesso, apesar de correr os riscos para a saúde", disse Dr. John Menzies, pesquisador da Universidade de Edimburgo (Escócia).

Ele ainda completa: "Mais caminhos para o tratamento podem se abrir se pensarmos sobre essa condição como um vício comportamental, em vez de um vício com base em substâncias".

Suzanne Dickson, professora na Universidade de Gotemburgo (Alemanha), acrescenta: "Houve um grande debate sobre se o açúcar é viciante. Atualmente, há muito pouca evidência para apoiar a ideia de que qualquer item, seja um ingrediente, comida, aditivo ou combinação de ingredientes, tenha propriedades que causam dependência".

***

Então, agora, antes de sair falando que você é viciado em chocolate ou tem compulsão por refrigerantes, tenha em mente que eles não são os responsáveis pelo seu "vício". A culpa não está neles, e sim em você!

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: