O que de pior pode acontecer com uma panela de pressão?

27/09/2014 às 08:111 min de leitura

As panelas de pressão estão presentes em quase todas as cozinhas e por mais que nós estejamos cientes do possível perigo que elas representam, elas não deixam de marcar presença nesses ambientes – e, em alguns casos, é realmente preciso fazer uso desse tipo de panela, enquanto em outros ela é dispensável. Não é exagero dizer que esses utensílios podem se transformar em verdadeiras bombas caseiras (raro, porém verdade), então todo cuidado é pouco.

Em primeiro lugar, se as panelas de pressão não estão vedadas corretamente, a água do que quer que esteja cozinhando lá dentro pode ser espirrada para fora devido ao calor interno do utensílio, o que pode causar sérios problemas em quem estiver por perto. A água entra em ebulição a 100 ºC, porém, no interior vedado do objeto, não há como isso ocorrer, sendo que as temperaturas sobem muito mais e em pouco tempo.

Se você desativar as válvulas de segurança das panelas (algo que jamais deve ser feito!), também é possível que outras coisas desagradáveis aconteçam, já que pressões mais perigosas podem ser atingidas – é claro que esses acontecimentos também dependem do tipo de utensílio que você possui. Para ver um experimento escolar em que uma panela de pressão explode de verdade, veja o vídeo abaixo:

Quando as válvulas possuem algum defeito de fabricação ou estragam devido ao tempo de uso, a pressão interna da panela se elevará imensamente, já que não há vazão para todo esse calor.

Desse modo, temperaturas e forças capazes de romper as paredes da panela são originadas, fazendo com que o objeto exploda. Sendo assim, jatos de água fervendo são expelidos para todos os lados, além, é claro, de pedaços de panela (que podem até matar alguém com o grau de força que atingem). Então você já sabe, fique atento aos procedimentos de segurança e verifique se sua panela está em bom estado regularmente.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: