A moda nerd: 5 roupas inspiradas na cultura geek

16/01/2013 às 08:493 min de leitura

A moda é uma tendência de consumo relacionada a estilo e roupas. A cada estação e ano, novas peças e modelos são apresentados, se tornando uma “febre” em guarda-roupas de fashionistas pelo mundo. 

Moda também é um termo que pode ser usado no sentido de “é legal, conhecido e faz sucesso”. No caso, a cultura nerd é um bom exemplo disso: agora, os nerds são vistos como um grupo de destaque, e muitas pessoas decidiram aderir ao estilo de vida deles, criando ainda uma série de novos subgêneros — hipsters, gamers, geeks, otakus, cinéfilos e hackers.

Assim, não iria demorar muito para que o universo de consumo de vestimentas se juntasse com os ícones nerds da atualidade — já que isso também é garantia de vendas. Roupas com referências a quadrinhos, filmes e livros se tornaram ainda mais comuns, e o Tecmundo fez uma lista de looks para nerd nenhum botar defeito. Confira:

1 – Moletons “poderosos”

(Fonte da imagem: Reprodução/Garotas Nerds)
Homem-Aranha, Capitão América e Star Wars. O que eles podem ter em comum? Além de serem alguns dos ícones mais fortes do mundo nerd, eles agora também são “retratados” em moletons cheios de estilo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Garotas Nerds) 
E, para que a representação fique ainda mais fiel, alguns dos moletons podem ser fechados até a cabeça (é possível enxergar através do tecido), formando imagens completas de personagens famosos, como Darth Vader (agora, você pode levar o lado negro da força com você mesmo quando estiver andando pela rua). 

2 – Calças estilosas

(Fonte da imagem: Reprodução/Garotas Nerds)

A moda nerd para mulheres não poderia ficar de fora, e algumas empresas já estão investindo em peças descoladas e diferentes para conquistar as consumidoras. Bons exemplos são as calças que trazem estampas de jogos, filmes e personagens marcantes — como Tetris, Batman e Star Wars.

3 – Vestidos 

Modelos justos, retrôs ou modernos. Já existem diversos tipos para atender todas as fãs — desde aquelas que gostam de gêneros de ficção científica até mesmo aquelas que preferem fantasia. 

(Fonte da imagem: Reprodução/Garotas Nerds e Flavorwire)

Alguns modelos se tornam mais “comuns” especialmente pelo corte da roupa ser facilmente encontrado nas lojas — apenas a estampa é que acaba se destacando mais. No entanto, existem aquelas que gostam de ousar mais, como no caso da moça da foto abaixo: ela foi clicada durante a Dragon*Con vestindo o mapa da Terra Média com detalhes referentes à história (como o broche, que é parecido com o usado por Frodo nos filmes).

(Fonte da imagem: Reprodução/Flavorwire)

4 – Livros para se vestir

Mas, se a palavra for “ousar” no mundo da moda, tem quem realmente sabe se superar: Jennifer Pritchard Couchman criou um vestido personalizado feito a partir de várias cópias do livro Angela Carter’s Book of Fairy Tales. 

(Fonte da imagem: Reprodução/Flavorwire)

Os modelos feitos (literalmente) com livros ainda podem variar, tanto em tamanho como em conteúdo: o vestido abaixo é mais curto e feito com páginas de 50 romances.

(Fonte da imagem: Reprodução/Flavorwire)

Mas, se você é mais do “estilo básico” e gostaria de poder prestigiar obras literárias em suas roupas sem ter que “destruí-las” para isso, uma boa opção são as camisetas criadas por Danny Fein, de Cambridge, Massachusetts, nos EUA. Elas possuem trechos reais dos livros formando imagens de personagens marcantes de histórias como Alice no País das Maravilhas, Frankenstein, Dom Quixote, Moby Dick e Peter Pan. 

(Fonte da imagem: Reprodução/Flavorwire)

5 – Camisetas exclusivas

Outro negócio que realmente deu certo com a moda nerd são as lojas virtuais que vendem estampas exclusivas por um tempo determinado — em média, de um a três dias.

(Fonte da imagem: Reprodução/Another Fine Tee)

Assim, as camisetas ganham estampas diferentes a cada semana e todas as imagens abordam personagens e referências a filmes, jogos e histórias “clássicas” do universo nerd.  

Fase bônus: acessórios

(Fonte da imagem: Reprodução/Garotas Nerds)

Para acompanhar as roupas, nada melhor que acessórios totalmente inspirados na cultura geek. Brincos estilo Tetris ou no formato dos cogumelos do Mario, colares com controles de video games ou retratando cartuchos, anéis referentes ao anel de Sauron — são variados estilos para todos os gostos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Garotas Nerds)

Os meninos também não ficam de fora e podem contar com um acessório diferente e criativo: um boné do Transformers — que realmente vira um robô quando aberto. 

E então, quais roupas ou acessórios você usaria?

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: