Ciência
14/03/2013 às 13:39•2 min de leitura
A faculdade é considerada a melhor época da vida de muita gente, mas alguns alunos não aguentam os cursos e matérias promovidos durante os anos de estudos – e sonham com aulas sobre temas fossem direcionados a cinema, literatura ou video games.
Mas acredite: em algumas instituições, esses cursos não só existem como fazem muito sucesso, explorando seriados de sucesso, games em evidência e personagens que você nunca iria imaginar que são complexos, como vampiros ou zumbis. Abaixo, você conhece alguns dos mais interessantes.
O que Bart e Nietzsche têm em comum? A relação e a personalidade dos personagens do seriado “Os Simpsons”, que já conta com mais de 500 episódios exibidos, são os temas principais desse curso da Universidade de Berkeley, que tenta explicar filosoficamente porque Homer é preguiçoso ou como Kant influenciou o seriado. Boas risadas garantidas.
Do livro “Drácula” à saga Crepúsculo, os vampiros ganharam um espaço especial no coração dos fãs de cinema e literatura de todo o mundo – e, por mais bizarro que possa parecer, a concepção desse ser sobrenatural em determinados locais ou períodos ajuda a explicar o mundo. O curso é da Universidade de Wisconsin.
A série estrelada por Sarah Michelle Gellar foi um fenômeno de audiência, mas precisava de um curso só para ela? A Portland State University acha que sim. Nas aulas, o papel feminista da protagonista e metáforas que passaram despercebidas até pelos roteiristas.
Fonte da imagem: Divulgação/Mutant Enemy
Quem quer ser um cavaleiro Jedi? Na Queen’s University Belfast, isso é possível. Mas não espere sessões de treinamento com sabre de luz: aqui, os alunos aprendem sobre a Força, religião, técnicas mentais, dualismo e destino. A duração é de apenas um dia.
História, geografia e RPG são alguns dos seus temas preferidos? Então o curso da Rice University é perfeito para você. Entre as matérias, estudar mitologia nórdica, o porquê dessa cultura estar em evidência atualmente e, principalmente, cumprir algumas missões específicas dentro de The Elder Scrolls V: Skyrim.
Vassouras voadoras, um cachorro de três cabeças e jornais com imagens que se mexem. Pode parecer tudo mágica, mas a ciência tenta explicar essas e algumas outras maluquices da franquia de livros e filmes – ao menos nas aulas da Frostburg State University. O curso, claro, é direcionado apenas para trouxas (termo usado para chamar quem não é bruxo).
Não aguenta mais ler obras acadêmicas de centenas de páginas e linguagem complicada? “Orgulho, Preconceito e Zumbis” e “The Walking Dead” são alguns dos livros obrigatórios para leitura deste curso da Universidade de Baltimore, que discute o papel do zumbi na cultura atual e como ele reflete nossa sociedade.
A partir de uma análise completa do jogo e de empreendedorismo, as aulas da University of Florida tentam mostrar que as mesmas qualidades de um líder podem ser encontradas em um bom jogador de Starcraft – de tomada de decisões a gerenciamento de recursos e pensamento crítico. São aulas com quadro-negro e tudo, mas a jogatina é semanal.