Descubra quais são as 10 línguas mais faladas do planeta

02/10/2015 às 11:172 min de leitura

Se você tivesse que enumerar quais são as línguas mais faladas no mundo, quais você listaria? O inglês? O mandarim? O árabe? O espanhol? O português, talvez? A verdade é que estabelecer quais são os idiomas mais utilizados não é uma tarefa tão simples como parece, pois existem vários fatores que devem ser levados em consideração para criar um ranking mais ou menos confiável.

Afinal, é necessário definir a diferença entre idioma e dialeto, além de determinar se estamos considerando apenas os nativos ou incluindo os estrangeiros que também falam determinada língua — como é o caso do inglês, que soma 335 milhões de falantes nativos, mas é usado por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo.

Além disso, em países superpopulosos, como é o caso da China, Índia e Paquistão, embora exista um “idioma oficial”, dependendo da forma como avaliamos cada caso, podemos concluir que, na verdade, nessas nações se falam combinações de várias línguas ou, ainda, uma variedade de línguas independentes.

Feitos esses pequenos esclarecimentos, você pode conferir a seguir quais são as 10 línguas mais populares do planeta, segundo o número de falantes nativos. Lembrando que obtivemos as informações a partir do Ethnologue Languages of the World, uma respeitada publicação que se dedica a catalogar e criar estatísticas sobre idiomas. Confira:

10 – Javanês

Total de falantes nativos: 84,3 milhões.

9 – Japonês

Total de falantes nativos: 128 milhões.

8 – Russo

Total de falantes nativos: 166 milhões.

7 – Bengali

Total de falantes nativos: 189 milhões.

6 – Português

Total de falantes nativos: 203 milhões.

5 – Árabe

Total de falantes nativos: 242 milhões.

4 – Hindu

Total de falantes nativos: 260 milhões.

3 – Inglês

Total de falantes nativos: 335 milhões.

2 – Espanhol

Total de falantes nativos: 399 milhões.

1 – Mandarim

Total de falantes nativos: 1,2 bilhão.

***

E aí, caro leitor, você conseguiu acertar quais são as dez línguas mais faladas do mundo? Algum dos idiomas que apareceram na lista surpreendeu você? Aliás, além do português, você é — ou gostaria de se tornar — fluente em mais alguma língua? Conte para a gente nos comentários!

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: