241
Compartilhamentos

Afinal, como morreram as pessoas em Pompeia?

Na semana passada, viralizou a foto de um homem de Pompeia que morreu com a mão na área pélvica – muitos acreditaram que ele estava se masturbando na hora que o Vesúvio explodiu. Já que isso é impossível de precisar, vamos nos ater aos fatos. Afinal, como essas pessoas morreram?

Quando um vulcão como o Vesúvio explode, as pessoas não têm muito tempo de reação. O fluxo piroclástico, ou seja, aquela nuvem de gás e fumaça que irrompe da explosão, atinge temperaturas de até 1,5 mil graus Celsius! Assim, antes mesmo que as pessoas se deem conta de que estão em perigo, elas já cozinharam!

É por isso que muitas delas aparecem com braços e pernas dobrados, já que o calor intenso faz a pele virar uma pururuca e se contorcer automaticamente – algo que pode justificar a posição do “masturbador de Pompeia”. Por conta disso, muitos acreditam que os moradores de Pompeia e Herculano morreram antes mesmo da chegada da avalanche de lava.

Animais também foram surpreendidos pela explosão do Vulcão

Quando seus corpos cozinharam e derreteram, formou-se um bolsão de ar no local em que eles estavam localizados. São esses bolsões que os pesquisadores preenchem de material que pode ser esculpido e revelar a forma das pessoas e animais que sucumbiram à tragédia.

Alguns cientistas garantem, porém, que apesar de as pessoas terem sido cozinhadas, é bastante provável que os gases as tenham matado de asfixia antes mesmo de onda de calor acabar com suas vidas. Em todos os cenários, é bastante improvável que alguém tenha pensado em “tocar umazinha” antes de morrer – não daria tempo!

Calor intenso pode ter provocados os movimentos finais dos membros das pessoas de Pompeia e Herculano

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER