Mais que uma simples peça de roupa

31/05/2011 às 16:123 min de leitura

undefined

Ir às compras pode tornar-se mais complexo daqui a pouco tempo. Se hoje precisamos nos preocupar apenas com o caimento e o modelo na hora de escolher novas peças para o guarda-roupa, a tendência em um futuro próximo é que o tipo de tecido ganhe mais destaque.

A indústria têxtil já está produzindo opções que emagrecem, disfarçam a celulite, fornecem vitaminas para a pele e combatem o efeito da idade. Há ainda os super tecidos que protegem contra fogo e produzem eletricidade para carregar um MP3.

A melhor parte é que eles não custam muito mais que as roupas normais e podem disfarçar aqueles defeitinhos (que só nós enxergamos) rapidamente!

Diga adeus aos pneuzinhos

Uma solução para combater as gordurinhas extras é o elastano modelador e emagrecedor. Lançado pela Invista e batizado de Lycra Beauty, o tecido tem propriedades capazes de deixar o corpo mais enxuto e com novas curvas.

undefined
Fonte: ReproduçãoAs celulites também podem ser combatidas com as roupas tecnológicas. A Bermuda Anticelulite tem tecnologia japonesa e é formada por poliamida e elastano que absorvem espectro de luz e emitem uma pequena faixa de infravermelho com propriedades terapêuticas. Sua tecnologia permite ainda que a transpiração do corpo seja eliminada e tem proteção solar contra os raios UVA e UVB.

Para sentir os benefícios da peça, é preciso que ela se ajuste ao corpo confortavelmente por um período mínimo de 6 horas por dia. Mulheres e homens podem utilizá-la sem limite de tempo em casa ou mesmo no trabalho.

O segredo do tecido está na Biocerâmica incorporada aos outros materiais, que é composta de Sílica de Alumina e Magnésio. O fabricante afirma que ela estimula o metabolismo celular e a circulação da região. O resultado pode equivaler ao de 8 sessões de drenagem linfática . E ainda tem mais: a promessa é de que ela inclusive emagrece se o uso for associado à prática de exercícios físicos.

Cuide da pele por meio da roupa

Se você acha que vitaminas são propriedades existentes apenas em alimentos e cremes, é hora de mudar seus conceitos. O tecido La Chatte Eco Fun solta partículas de vitaminas A, E, F, aloe vera e jojoba. Ele é feito de fibras de bambu e linho aperfeiçoados com nanotecnologia para liberar as substâncias.

As partículas penetram na pele enquanto você está com a roupa e têm efeito calmante, hidratante e antienvelhecimento. É possível encontrar calças saruel, shorts boyfriend, camisolas e camisetes que custam entre 40 e 90 reais. Dependendo do número de lavagens, os benefícios podem durar por mais de um ano.

undefinedFonte: officinadellamoda.itA empresa italiana L'Officina della Moda criou um tecido parecido. Ele é rico em vitamina E para beneficiar a pele e tem longa duração quando as peças são lavadas em até 40 °C.

O Lenzing Group também apresentou recentemente uma opção de tecido tecnológico. A Tencel C é uma fibra com complexos marinhos como a quitosana, que alivia coceiras, regula as células da pele e tem propriedades bactericidas. Ela é misturada a poupa de madeira e, por isso, ajuda a epiderme a continuar sempre saudável.

A Tencel C ainda promove a renovação celular, protege e mantém a elasticidade da pele. Por sua composição, o uso do tecido é indicado para lingeries, tecidos para decoração (lãs e tricôs) e outras peças do dia a dia. Segundo o Lenzing Group, testes comprovaram que a tecnologia evita a perda de água do corpo em até 50%, quando comparada ao algodão.

Super tecidos

Quem sempre invejou os trajes dos super heróis poderá realizar o sonho de ter modelos bem parecidos no armário. Um instituto de pesquisa neozelandês desenvolveu um tecido que resiste ao fogo e à perfuração por objetos cortantes. Ele combina polímeros de cristal líquido ultra resistentes com lã de fibra curta na superfície. Segundo os pesquisadores, a criação é leve e confortável e pode ser usada para confecção de coletes e jaquetas.

Nos Estados Unidos foi desenvolvido um tecido de microfibras que é capaz de gerar eletricidade suficiente para recarregar um celular. Apenas com uma brisa ou uma leve caminhada, a tecnologia já é ativada.

Há ainda o modelo que deixa mais forte aquele que o usa. Lançado em Tóquio, o tecido é uma espécie de roupa robótica para facilitar os movimentos de idosos e deficientes físicos. Quem a veste vê sua força aumentar de forma considerável, assim como nas histórias em quadrinhos.

Ao que parece, com a ajuda da tecnologia, em breve será possível resolver qualquer tipo de problema apenas abrindo o guarda-roupa.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: