Lave roupas em menos tempo com a ajuda da tecnologia

04/07/2011 às 13:083 min de leitura

undefinedVocê conhece alguma mulher que gosta de lavar roupas? Provavelmente, a resposta é negativa. Pesquisas comprovam que essa é a tarefa mais odiada por elas. A medalha de prata fica para a limpeza da louça.

A aversão a lavar as peças do vestuário deve-se principalmente ao tempo que a tarefa exige. Quem não desanima ao ver o cesto cheio na lavanderia depois de um dia de trabalho estressante? Além disso, é uma atividade cheia de regras. É preciso prestar atenção ao tipo, cor, tecido e textura de cada peça antes de simplesmente colocá-la na lavadora.

Com base nisso, as empresas de eletrodomésticos passaram a dar atenção especial para essa atividade e desenvolveram novas tecnologias que facilitam a vida de quem lava a própria roupa. Aspectos como sustentabilidade, ruído e tempo perdido para que as peças voltem limpinhas, cheirosas e lisinhas ao guarda-roupa são levados em consideração na hora de desenvolver máquinas mais modernas.

Assim, já existem opções de lavadoras com reduzido consumo de energia e menos vibrações e ruídos. Para diminuir o tempo gasto com a atividade, outras máquinas têm dispositivos que removem manchas mais facilmente por meio de ondas de ultrassom, eliminando a necessidade de você perder minutos preciosos no tanque, esfregando.

O momento de passar roupa também não é esquecido pelos designers. Máquinas com sistema “passa fácil” também já podem ser encontradas em lojas. Nelas, as peças saem com menos rugas, por isso poupa tempo depois de lavar.

A promessa da maioria das marcas, no entanto, é que em um futuro muito próximo lavar roupa será uma tarefa simples e rápida. As novas tecnologias incluem lavadoras que avisam quando a roupa está pronta por mensagem de texto ou que reaproveitam a água de outras lavagens, sendo amigas do meio ambiente.

undefinedLupe, lavadora prática e tecnológica. Fonte: electroluxdesignlab.com

Lavadora tecnológica

A mais futurística invenção do setor chama-se Lupe. Desenvolvida pelo designer Il-seop So, ela deixa o processo todo, desde que a roupa sai do cesto para a lavagem até voltar ao guarda-roupa, muito mais rápido. Sua ação é diretamente na sujeira, lavando, secando e passando a peça ao mesmo tempo. O que mais chama a atenção é a sua estrutura translúcida, que amplia a poeira, as bactérias e outras impurezas antes da lavagem. Difícil achar uma opção mais prática que essa.

Adeus, manchas; olá, tempo livre!

undefinedFonte: yankodesign.com

A lavadora do designer Yali Dai torna a tarefa muito mais simples. Todas sabem que lavar as roupas tem muitas regras: é preciso separar as peças por cor, tecido, e fazer várias lavagens. É nesse aspecto que a invenção auxilia. Ela possui compartimentos internos que separam a roupa dentro da máquina, mas são interligados. Por isso, com apenas um lavagem, é possível limpar todos os grupos sem manchas.

undefined
Fonte: yankodesign.comGuarda, lava e seca

A máquina de lavar do designer Guopeng Liang é para quem não tem muito espaço em casa – nem muito tempo para perder. Batizada de I Basket, ela funciona como cesto, lava e seca as peças. Basta enchê-la. Quando sua capacidade for alcançada, ela começa a lavagem automaticamente e avisa por e-mail ou SMS que o serviço está pronto, graças ao sistema Wi-fi.

Lavadoras amigas do meio ambiente

A preocupação com a sustentabilidade chegou aos eletrodomésticos. Por isso, o designer Yoon Kisang criou a máquina de lavar especial para as roupas de baixo, que reutiliza água. Basicamente, após a lavagem, a água é filtrada e fica pronta para ser utilizada novamente. Outro ponto positivo é a praticidade: ela é pequena e pode ser levada para qualquer lugar.

undefinedFonte: yankodesign.com

Apesar de não ser tão prática, a lavadora sustentável dos designers Fernanda Villanueva e Arturo Ariño também reutiliza a água de outras lavagens. A máquina é formada por três compartimentos: um lava, o outro seca e o terceiro filtra a água utilizada no processo. Quando está pronto para ser reutilizado, o equipamento avisa.

undefinedFonte: yankodesign.com

Higiene em primeiro lugar

undefinedFonte: yankodesign.com

A invenção ajuda a evitar que bactérias cheguem até as roupas, causando infecções. Isso porque não é preciso tocar no aparelho para acionar a lavagem, tudo é feito pelos pés. Outro diferencial é o tamanho: a máquina é pequena e cabe em qualquer cantinho. A criação é do designer Shang-Che Wu.

Compactas que cabem em qualquer lugar

undefinedFonte: yankodesign.com

Não é todo mundo que tem uma casa enorme e espaço de sobra para os eletrodomésticos. E os designers sabem disso. David Genin, por exemplo, criou a lavadora Easy Living, que pode ser colocada na parede e é indicada para quem prefere lavar as roupas individualmente. Ela trabalha com ciclos mais curtos, por isso, pode ser que não tire algumas manchas totalmente.

undefinedFonte: electroluxdesignlab.com

O designer Lichen Guo também desenvolveu uma máquina que fica na parece, mas menor. Aliás, é fácil confundi-la com um enfeite na parede. A criação usa sistema de vapor de alta-pressão para limpar as peças. Depois de lavadas, é só tirar o suporte da parede e levar as roupas para onde quiser.

undefined
Fonte: yankodesign.comLavagem sem água?

Hoje é difícil imaginar uma roupa limpinha sem usar água. Mas essa é uma tendência para o futuro. A máquina criada pelos designers Wendy Chua e Gabriel Tan não necessita nem de água e nem de detergente para fazer a tarefa. Tudo fica limpo por causa da pressão de ar e da ação de íons negativos, que são agentes de limpeza naturais. É ideal para as mulheres com alergia ao sabão.

Atenção ao design

Algumas das promessas para o futuro em lavagem de roupas não têm funções especiais, mas se tornam parte da decoração. É o exemplo da lavadora tira manchas do designer Djordje Zivanovic, inspirada nas criações da Apple. Seu formato é arredondado e ela funciona com um mecanismo simples de rotação de esferas que abrem e fecham para que as roupas entrem.

undefinedFonte: yankodesign.com

Seja apenas na forma ou realmente uma facilitadora do trabalho de lavar a roupa, as máquinas citadas ainda são opções apenas para o futuro. Por enquanto, o jeito é investir nas tecnologias que já existem e em bons produtos que evitem a necessidade de esfregar as peças. Suas mãos agradecem.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: