Artista polêmica cria “Máquina de Menstruação” no Japão

31/10/2011 às 13:162 min de leitura

Quem assina a criação desse objeto revolucionário é a artista japonesa Sputniko!, que com apenas 26 anos já vem causando polêmica no mundo das artes e da tecnologia.

Hiromi Ozaki, o verdadeiro nome pelo qual a artista atende, vem de uma formação em Matemática, Ciências da Computação e Design. A marca registrada de Sputniko! – seu alter-ego – é propor experimentos a partir de grandes influências, como a tecnologia, o feminismo e a cultura pop em associação com música, vídeos e arte. O resultado dessa mistura são obras muito inusitadas que rendem discussões intensas ao redor dos limites e propósitos da arte.

undefinedMecanismo interno da "Menstruation Machine". Fonte: Reprodução

Depois de surpreender os críticos com algumas de suas obras excêntricas, Sputniko! volta em 2011 com a inédita “Menstruation Machine”. Desenvolvida com o apoio do Professor Jan Brosens, do Departmento de Medicina, do Imperial College London (Inglaterra), a máquina reproduz as cólicas e o sangramento característicos do período menstrual feminino. Ao vestir a peça, é possível sentir as dores, que são causadas na região mais baixa do abdômen pelo estímulo de eletrodos e o sangue vem de um mecanismo de armazenamento contendo um líquido vermelho que é liberado aos poucos.

E como Sputniko! é uma artista completa, o vídeo de divulgação da nova obra não pode ser ignorado. Nele, a artista assume o papel de um menino chamado Takeshi, que deseja saber como é ser uma mulher por completo – física e biologicamente. Para isso, Takeshi cria a “Menstruation Machine”. Então, depois de se vestir de mulher, ele veste a máquina e passa a conviver com as cólicas e o sangramento, típicos da menstruação.

undefinedFonte: sputniko.comEm seu blog, Sputniko! afirma que sua intenção ao desenvolver o último trabalho era questionar o papel biológico, histórico e cultural da menstruação para a humanidade. Segundo ela, é estranho pensar que depois de grandes descobertas e invenções científicas – como a internet, a conquista do espaço, a clonagem – as mulheres ainda estejam convivendo com o sangramento.

Apesar de todas as polêmicas levantadas pelas obras de Sputniko!, a garota também conquista fãs e, por isso vem ganhando inúmeros prêmios por onde passa. Com a “Menstruation Machine” a artista já conseguiu um prêmio (Japan YouTube Video Awards, na categoria Tecnologia) e uma indicação (Signature Art Prize, do Singapore Art Museum). Atualmente, a peça está em exibição na mostra Talk to Me, no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa).

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: