
Estilo de vida
28/03/2013 às 11:02•1 min de leitura
[nznvideo]{@{iframe src="http://player.vimeo.com/video/56772409" width="600" height="400" frameborder="0" webkitallowfullscreen="" mozallowfullscreen="" allowfullscreen=""}@}{@{/iframe}@}[/nznvideo]
Quando passamos por alguma experiência marcante na vida, aprendemos com ela e, se necessário, mudamos drasticamente para que não se repita. Um estudante de tecnologia do MIT – renomado instituto de Massachusetts, nos Estados Unidos – fez com que um dos maiores sustos de sua vida se transformasse em uma lição e um produto que pode ajudar outras pessoas.
Leia também:
No vídeo em que mostra sua invenção, Dhairya Dand explica que a inspiração veio depois de ter bebido demais e acordado no hospital sem se lembrar de nada do que pudesse ter acontecido. O fato que ocorreu em novembro de 2012 fez com que o estudante criasse os Cheers! – cubos de gelo tecnológicos que indicam o momento certo de parar de beber.
O funcionamento é simples e intuitivo. Os pequenos cubos são à prova d’água e equipados com luzes que piscam no ritmo da música. Para saber a evolução da embriaguez, basta acompanhar a cor do cubo, que vai se alterando conforme você bebe. Verde e laranja indicam que a situação está sob controle, mas quando chegar no vermelho, é melhor parar.
Equipamentos como transmissores infravermelhos, acelerômetros e um microcontrolador ainda ajudam a calcular a velocidade em que você está bebendo e a quantidade de bebida que resta no copo. Caso você tente negar os sinais indicados pelo cubo, ele manda uma mensagem para o seu amigo mais próximo avisando que você pode ter passado dos limites.
Por ser um protótipo, ainda não existem maiores informações sobre a fabricação e comercialização dos cubos de gelo Cheers!.