
Mistérios
08/04/2013 às 12:45•1 min de leitura
Crédito: Divulgação - Gingko Umbrella
Dia de chuva é sempre um pesadelo: é preciso se equilibrar no salto, não desgrudar da bolsa e torcer para que o vento não destrua o seu guarda-chuva de uma só vez. Além de fraco, o acessório indispensável para quando o tempo está ruim também incomoda por não ser reciclável, já que é feito de diferentes materiais que não são separados e vão parar direto nos aterros. Somente a parte de pano leva pelo menos 100 anos para se decompor na natureza, para se ter uma ideia da dimensão do problema.
Pensando nisso, um grupo de designers italianos desenvolveu um guarda-chuva amigo do meio ambiente. Ele é totalmente feito de polipropileno, um material reciclável, e promete ser mais resistente e durável que as versões comuns. Assim, o vento deixaria de ser um problema no percurso.
Crédito: Divulgação - Gingko Umbrella
Batizado de Gingko, o novo guarda-chuva foi redesenhado a partir das primeiras etapas e moldado para ser firme e flexível, aguentando impactos. A moldagem do polipropileno foi feita por injeção, eliminando a necessidade de parafusos, e possui apenas 20 partes, em vez das 120 do modelo tradicional.
Um dos diferenciais é que quando ele não servir mais pode ser jogado inteiramente no lixo, já que tudo é do mesmo material. Além da sustentabilidade e resistência, outra vantagem do guarda-chuva é que ele não deixa o estilo de lado: as hastes coloridas vão contrastar com o dia cinza e deixar o look bem mais alegre.
Para conhecer mais sobre o projeto e fazer a reserva do seu, acesse o site do Gingko.