Ciência
14/02/2017 às 11:10•2 min de leitura
Em uma situação de perigo, nem sempre há tempo ou condições para acessar o smartphone e realizar uma ligação ou mandar uma mensagem. Pensando nisso foi desenvolvido o Nimb, um anel cujo objetivo é servir como um sistema de segurança pessoal — projeto que precisa da ajuda do financiamento coletivo para ser produzido em larga escala.
O acessório funciona como um “botão do pânico” que se conecta a dispositivos através de sinais Bluetooth. Assim que você pressiona o mecanismo presente no gadget durante 3 segundos, ele envia a contatos pré-definidos um alerta de que você está passando por uma situação de perigo.
O botão do Nimb é localizado em uma posição estratégica
Para evitar acidentes, o botão do Nimb é localizado em uma posição estratégica, emitindo uma pequena vibração para você saber quando um alerta foi emitido. Entre os detalhes enviados pela solução de segurança estão seu posicionamento via GPS e detalhes de seu perfil pessoal.
A novidade vem equipada com um sistema de “falso-alarme” que permite cancelar notificações em até 30 segundos caso você use um passe de segurança. O sistema é tão inteligente que você pode configurar uma senha especial para indicar que está sendo forçado a cancelar o alerta.
O Nimb não se limita ao acessório: seus criadores querem criar uma plataforma na qual os “melhores e mais rápidos” times de resgate são alertados sobre situações desfavoráveis ao redor do mundo. O sistema vai funcionar de forma semelhante a um “Uber da segurança”, permitindo que pessoas interessadas em ajudar recebam avisos através de um aplicativo.
Quem decidir contar com a ajuda desse time de resgate vai ter que pagar uma mensalidade para acessar esse sistema que funciona 24 horas durante 7 dias da semana. Caso contrário, ainda será possível configurar alertas para quantos familiares e amigos você quiser sem nenhum custo adicional.
Vendido a US$ 129 (R$ 399) pelo Kickstarter ou pelo site oficial, o Nimb deve custar US$ 149 (R$ 461) em seu modelo comercial. Com mais de US$ 200 mil acumulados até o momento, a campanha de financiamento já superou seu objetivo inicial, sendo que a previsão de envio das primeiras unidades do acessório é para algum momento do mês de março deste ano.