Acompanhe o passo a passo da evolução do logo da Chevrolet
167
Compartilhamentos

Acompanhe o passo a passo da evolução do logo da Chevrolet

Último Vídeo

Para comemorar seu aniversário de 100 anos, a Chevrolet lançou um infográfico que mostra a evolução da marca ao longo do tempo. A viagem no tempo é bastante interessante para quem é apaixonado por carros – ou design e áreas semelhantes.

A história começa com a criação do logo em 1913 por William C. Durant, cofundador da empresa, e sua aplicação na parte frontal dos primeiros modelos da companhia, como o Chevrolet H-2 Royal Mail e o H-4 Baby Grand.

Existem diversas teorias sobre de onde a marca teria vindo. A versão oficial dada pela Chevrolet é de que a inspiração veio de um papel de parede de um hotel em Paris, local em que Durant havia se hospedado. No entanto, em 1929, em um livro chamado “My Father” (Meu Pai), a filha de Durant disse que seu pai costumava fazer rabiscos em pedaços de papel na mesa da cozinha de sua casa e foi em um desses momentos que a marca em formato de cruz teria surgido.

Mais duas versões da história chamam a atenção dos pesquisadores: aparentemente, Durant pode ter tirado a inspiração de um anúncio de um jornal de Hot Springs, Arkansas. Uma outra versão, sustentada pelo historiador e editor da Chevrolet Review, Ken Kaufmann, garante que  a inspiração veio de um anúncio publicitário da Southern Compressed Coal Company publicado em 12 de novembro de 1911 no jornal Atlanta Journal-Constitution.

O material levava a palavra “Coalettes” em uma posição muito similar à “Chevrolet”, em um desenho parecido. Para grande parte dos pesquisadores, essa é aceita como a versão real da história. Independente de sua origem, o fato é que a marca é uma das mais conhecidas do mundo e sua evolução é algo bastante interessante de acompanhar. Confira abaixo todas as mudanças do logo nos 100 anos de história.

A marca original, de 1913. Fonte da imagem: Reprodução/Equipment WorldA primeira mudança, em 1936. Fonte da imagem: Reprodução/Equipment World

Todo o estilo da década de 40, na marca atualizada em 1947. Fonte da imagem: Reprodução/Equipment WorldEm 1955, a marca ganhou mais corpo, em sua última grande mudança. Fonte da imagem: Reprodução/Equipment WorldEm 1969, a Chevrolet voltou a dar destaque ao elemento central, deixando de lado as asas e complementos adaptados nas duas versões anteriores. Essa é a única versão em azul já feita. Depois disso, apenas alguns ajustes ocorreram, conforme as tendências de cada época. Fonte da imagem: Reprodução/Equipment WorldA marca no ano de 1974, com a volta da cor prata. Fonte da imagem: Reprodução/Equipment WorldApenas da década de 80, o logo ganhou a cor dourada, que permanece até hoje. A atualização foi feita em 1982. Fonte da imagem: Reprodução/Equipment WorldEm 1995, o logo ganhou contornos de cor mais forte e um efeito gradiente que simulava o aspecto metalizado. Fonte da imagem: Reprodução/Equipment WorldEm 2004, a marca ficou mais leve, com contornos mais suaves e reflexos mais realistas. Fonte da imagem: Reprodução/Equipment WorldA versão de 2013 é a mais próxima das marcas aplicadas na parte frontal dos carros. A marca teve uma leve diminuição em sua altura, o que lhe confere um aspecto mais futurista. Além disso, uma textura foi adicionada e as sombras e reflexos ficaram ainda melhores. Fonte da imagem: Reprodução/Equipment World

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.