Novo passaporte norueguês promete fazer sucesso pelos aeroportos
31
Compartilhamentos

Novo passaporte norueguês promete fazer sucesso pelos aeroportos

Último Vídeo

O que você acha do passaporte brasileiro, com aquela capinha azul e interior beginho cheio de desenhos? Pois se prepare para ver o novo passaporte apresentado esta semana pelo governo norueguês e compare os dois documentos. De acordo com Will Coldwell do The Guardian, a nova versão foi escolhida após um concurso lançado em fevereiro deste ano, e a vencedora foi a opção criada pelo estúdio de design Neue de Oslo.

Conforme você pode ver nas imagens que ilustram esta matéria, o passaporte traz desenhos minimalistas feitos com traços em tons pastel que retratam as famosas paisagens naturais do país. Já a capa — em vez de ser nas cores tradicionais como azul marinho, verde escuro ou vinho —, mostra uma versão modernizada do brasão norueguês estampada em dourado sobre cores como o coral, branco e o turquesa.

As cores das capas foram escolhidas para diferenciar os passaportes padrão (coral) dos emitidos para imigrantes (branca) e os de uso diplomático (turquesa). Além disso, outra surpresa se refere às páginas internas do documento que revelam uma paisagem noturna coroada pela aurora boreal quando são colocadas sob a luz ultravioleta. Veja a seguir que bonita a imagem:

Segundo Coldwell, ainda não existe uma data definida para que o novo passaporte entre em circulação, já que o pessoal da Neue terá que trabalhar em conjunto com o Ministério de Justiça e Segurança Pública da Noruega para que o design cumpra com todos os requerimentos exigidos com respeito à segurança do documento. No entanto, a previsão é de que esses belos passaportes comecem a fazer sucesso pelos aeroportos dentro de dois anos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.