(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

De acordo com o Daily Mail, uma equipe de paleontólogos da Universidade de Bristol, na Inglaterra, afirma que os dinossauros também sofriam de artrite, uma dolorosa inflamação das articulações normalmente provocada por lesões.

Os cientistas examinaram o fóssil de um pliossauro encontrado em Westbury, na região de Wiltshire. Esses animais eram répteis aquáticos de cabeças grandes, pescoços curtos e poderosas mandíbulas, utilizadas para atacar as suas presas.

O espécime avaliado pela equipe — que possuía 8 metros de comprimento e dentes de 20 centímetros — apresentava sinais claros de desgaste nas articulações da mandíbula, especialmente do lado esquerdo. Isso fez com que o maxilar do animal acabasse se deslocando para o lado direito, fazendo com que essa estrutura sofresse com o impacto dos dentes superiores durante a mastigação.

Os pesquisadores acreditam que o dinossauro padeceu de artrite durante anos, até que uma fratura, provavelmente decorrente do desgaste ósseo da mandíbula, acabou levando o animal à morte.

Fonte: Daily Mail