(Fonte da imagem: Reprodução/EurekAlert )

De acordo com o site examiner, um grupo de paleontólogos chineses encontrou o fóssil de uma ave pré-histórica que contava com dentes bem afiados e extremamente fortes. Segundo a publicação, o pássaro — chamado Sulcavis geeorum — foi encontrado na província de Liaoning e habitava o nosso planeta há aproximadamente 125 milhões de anos.

(Fonte da imagem: Reprodução/examiner)

Os paleontólogos descobriram que a ave contava com uma dentição bem robusta, com sulcos e estrias na superfície interior. Conforme explicaram os cientistas, eles acreditam que essa característica — nunca encontrada em nenhuma outra ave até o momento — tornava os dentes do pássaro mais resistentes, capazes de morder através de carapaças de animais como caranguejos, alguns insetos e crustáceos, por exemplo.

Enquanto a maioria das espécies de aves do período Mesozoico começou a trocar os dentes por bicos, os Sulcavis geeorum parecem ter desenvolvido dentes especializados para devorar um determinado grupo de animais. O desaparecimento desses pássaros depois do período Cretáceo leva os paleontólogos a especularem se isso se deu devido a mudanças relacionadas à disponibilidade de presas.