Ancestral dos dinossauros comia samambaias e era do tamanho de um peru

06/08/2014 às 10:121 min de leitura

Um estudo que sera publicado nesta quarta-feira revelou que o ancestral de dinossauros como o Tricerátopo era uma criatura similar às aves, com ancas largas e do tamanho de um peru, que viveu em rebanhos na América do Sul e gostava de mastigar samambaias.

Laquintasaura venezuelae, que recebeu este nome devido ao país onde foi encontrado, viveu 201 milhões de anos atrás no início do período Jurássico, logo depois da grande extinção do final do Triássico, destacaram os pesquisadores em um artigo publicado no jornal Proceedings of the Royal Society B.

A história antiga dos dinossauros similares às aves, herbívoros com bico, denominados ornitísquios, do qual este lagarto recém-descoberto é um exemplar muito antigo, era apenas um esboço, e por isso muito poucos foram encontrados.

Os ornitísquios originaram os famosos Iguanodon, Estegossauro e Tricerátopo, que inspiraram brinquedos infantis e desenhos animados. A descoberta dos restos de pelo menos quatro Laquintasaura na Venezuela demonstrou que os dinossauros retornaram rapidamente depois da extinção das espécies do período Triássico, afirmou o autor do estudo, Paul Barrett, paleontólogo do Museu de História Natural de Londres.

“É fascinante e inesperado ver que viveram em rebanhos, algo do que tínhamos poucas evidências até agora nos dinossauros desta época”, afirmou em um comunicado. ”O fato de que seja de uma categoria taxonômica completamente nova e remota significa que podemos preencher algumas lacunas no nosso entendimento de quando os diferentes grupos de dinossauros evoluíram”, acrescentou.

Os restos foram encontrados na formação geológica La Quinta, nos Andes Venezuelanos, uma região que se pensava ser anteriormente inóspita para os dinossauros. A evidência de fósseis revelou que o Laquintasaura caminhou nas duas patas traseiras e que tinha cerca de um metro de comprimento da cabeça à cauda, e cerca de um quarto desta largura nos quadris.

Esta é a primeira espécie nova de dinossauro encontrada no norte da América do Sul.

A idade dos fósseis foi determinada com técnicas como a análise de radioatividade residual de minúsculos cristais contidos na rocha onde estavam os ossos.

Via EmResumo

Fonte

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: