Açúcar encontrado na planta da tequila traz benefícios à saúde
67
Compartilhamentos

Açúcar encontrado na planta da tequila traz benefícios à saúde

Você sabia que a tequila pode auxiliar no tratamento de obesidade e da diabetes? Mas, não é bem aquela purinha que você toma com limão e sal, não! O fato é que a mesma planta com a qual a bebida é feita possui uma substância benéfica que é capaz de ajudar nessas doenças citadas acima.

Uma nova pesquisa, apresentada no Encontro Nacional da American Chemical Society, sugere que um adoçante feito da agave — a planta usada para fazer tequila — pode ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue. Isso porque o agavins, o tipo de açúcar encontrado na planta, age como fibra dietética. Ele dá um sabor levemente adocicado, mas não é digerido pelo organismo.

Vale destacar que o agavins não deve ser confundido com xarope de agave, que é realmente semelhante aos xaropes de milho de alta frutose. Estes compostos são longas cadeias de frutoses, mas suas dimensões as tornam impossíveis de serem quebradas, o que é bom para a saúde.

Além disso, os pesquisadores também descobriram que agavins aumenta a produção de GLP-1, um hormônio que desencadeia a produção de insulina, diminuindo a velocidade com que o estômago se esvazia. Por isso, o corpo percebe a doçura na boca, mas não sofre nenhum dos efeitos colaterais negativos do consumo de açúcares.

Como o agavins não é quebrado pelo organismo como os outros adoçantes, ele não causa nenhum dos efeitos negativos dos exemplares artificiais. O lado negativo é que ele não é tão doce como os seus similares, mas dadas as suas vantagens, usá-lo em uma quantidade um pouco mais alta não causaria nenhum problema. Lembrando que encher a cara de tequila não fornece os mesmos efeitos benéficos da substância retirada da planta. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER