6 dados sobre a desigualdade no mundo que vão deixar você chocado
739
Compartilhamentos

6 dados sobre a desigualdade no mundo que vão deixar você chocado

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Não restam dúvidas de que vivemos em um mundo desigual, onde um reduzido número de pessoas têm muito mais do que o resto do mundo inteiro, onde os homens ganham muito mais do que as mulheres, e onde determinadas etnias têm mais oportunidades do que outras.

Contudo, de acordo com um levantamento realizado pela Oxfam International, uma confederação composta por 17 organizações e milhares de parceiros em todo o mundo focada na busca de soluções para a desigualdade e a pobreza, o abismo que existe entre a população super-rica e a pobre é maior do que se pensava. Confira a seguir algumas descobertas que eles fizeram:

1 – Oito homens acumulam juntos uma fortuna equivalente às posses das 3,6 bilhões de pessoas mais pobres do planeta. Isso mesmo, caro leitor, apenas oito. E os oito são do sexo masculino.

2 – Sete de cada 10 pessoas no mundo vivem em países que sofreram aumentos nos índices de desigualdade nas últimas três décadas.

3 – Apesar de alguns bilionários terem acumulado seus bens através de seu talento para os negócios e muito trabalho duro, mais da metade que existe no mundo acumulou sua fortuna por meio de heranças ou graças a negócios com propensão ao favoritismo ou à corrupção.

4 – Se os ricos continuarem a acumular riquezas no mesmo ritmo que agora, dentro dos próximos 25 anos, o mundo terá o seu primeiro trilionário. Só para você ter uma ideia do que ser um trilionário significa, seria necessário gastar US$ 1 milhão por dia durante 2.738 anos para esse cara gastar todo seu dinheiro.

5 – A desigualdade no mundo tem um impacto especialmente negativo sobre as mulheres. Se a tendência atual permanecer a mesma — com elas sofrendo altos índices de discriminação no local de trabalho e recebendo bem menos que colegas do sexo masculino —, serão necessários 170 anos até que os salários das mulheres se equiparem aos dos homens.

6 – A evasão de impostos custa aos países mais pobres cerca de US$ 100 bilhões ao ano. Esse montante seria suficiente para custear a educação de 124 milhões de crianças que não têm acesso a escolas e evitar a morte de — pelo menos — 6 milhões de crianças com programas de assistência médica.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.