Mercado de trabalho do futuro: confira 5 previsões para 2025

01/04/2016 às 12:403 min de leitura

Qual é a sua aposta para o futuro com respeito ao mercado de trabalho? Se você acha que boa parte da mão de obra atual será substituída por robôs, você não é o único. De acordo com um relatório publicado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial, cerca de 5 milhões de empregos serão perdidos para a automação até 2020 — e essa será uma tendência que continuará crescendo e também poderá afetar áreas além da industrial.

Segundo Gwen Moran, do portal Fast Company, ademais de as máquinas “tomarem” o emprego de funcionários de fábricas, o pessoal que trabalha em escritórios e na área administrativa poderá ser substituído. Por outro lado, os especialistas acreditam que ocorrerá um aumento na demanda por alguns profissionais — e a seguir você pode conferir 5 áreas que devem estar em alta:

1 – Tecnologia

Não restam dúvidas de que pessoas com aptidão tecnológica continuarão em demanda no futuro. Mas os profissionais que tenham a habilidade de processar enormes quantidades de informação, identificar padrões e traduzir tudo isso de forma que os dados façam sentido — ou seja, indivíduos com pensamento computacional — se destacarão dos demais.

Shutterstock

Em outras palavras, a tendência é que a quantidade de informações com a qual lidamos diariamente continue aumentando. Assim, o sujeito capaz de administrar o crescente volume de dados sem entrar em pânico será muito valorizado.

Entre as carreiras relacionadas com esse tipo de habilidade, os especialistas apostam que, até 2024, a de desenvolvedor de software deve crescer 18,8%, a de analista de sistemas 20,9%, e as de analista de pesquisas de mercado e especialista em marketing, 18,6%.

2 – Saúde

A população mundial está vivendo cada vez mais e, apesar de o futuro reservar inúmeros avanços — especialmente por conta do desenvolvimento da telemedicina e de equipamentos cirúrgicos robóticos — que afetarão a forma como os tratamentos médicos são administrados, a demanda por cuidadores deverá sofrer um forte aumento, estimado em 38,1% até 2025.

Shutterstock

Entre as principais apostas, estão os especialistas em tecnologia médica, os fisioterapeutas e os especialistas em ergonomia nos locais de trabalho. Além disso, profissionais de apoio, como secretários e assistentes médicos também estarão em demanda, assim como os veterinários — já que existe uma forte tendência de crescimento com respeito ao “mercado pet”.

3 – Relacionamento

Por sorte, por mais espertos que os “ciborgues” sejam, eles estão longe de dominar habilidades como a inteligência emocional e social, bem como de ter competências interculturais. Pois, além de as pessoas viajarem a trabalho cada vez mais no futuro, outra coisa que se tornará bastante comum é a colaboração virtual — e a capacidade de lidar bem com indivíduos de diferentes culturas será bem relevante.

Shutterstock

Além disso, os especialistas acreditam que haverá demanda por pessoas que compreendam e consigam se comunicar através de diferentes plataformas de mídia. Entre as carreiras que mais estão crescendo nesse segmento estão as de agentes de serviço de atendimento ao cliente, representantes de vendas e varejo e especialistas em marketing, com aumentos na demanda por esses profissionais estimados entre 6,4% e 18,6% até 2024.

4 – Educação

Com tantas coisas evoluindo no mundo, é muito provável que os atuais métodos de aprendizagem também passem por reformas — e os professores e profissionais da educação terão que se adaptar às mudanças. Os especialistas acreditam que a sociedade se apoiará cada vez mais na tecnologia para acessar as melhores fontes disponíveis para, assim, aprimorar seu conhecimento e obter novas habilidades.

Shutterstock

Além disso, consultores da área apostam que as pessoas darão preferência para fontes mais dinâmicas, como aulas em vídeo que não ultrapassem os 10 minutos de duração, por exemplo, e que permitam que as informações possam ser acessadas de forma rápida e a partir de qualquer lugar — como no trânsito ou durante o deslocamento para o trabalho.

5 – Visão de negócios

Obviamente, com todas as mudanças que devem ocorrer no mercado de trabalho nos próximos anos, quem tiver o espírito mais empreendedor e uma boa visão de negócios terá também mais oportunidades de se dar bem.

Shutterstock

Assim, é muito importante ser perspicaz e entender o momento econômico e como as empresas operam, e os especialistas apostam que as profissões que mais crescerão nessa área são as de auditoria, contabilidade e consultoria estratégica.

***

Como você imagina que será o mercado do trabalho do futuro? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: