Enem 2016: Após esquema de redação, nada melhor do que um de matemática!

03/11/2016 às 05:342 min de leitura

Há alguns dias nós divulgamos aqui no Mega o esquema feito pela professora Tarsila Baylão, que criou um jeito eficiente de ajudar seus alunos a elaborarem boas redações para o Enem – aliás, nós selecionamos alguns dos palpites de educadores de todo o país sobre possíveis temas para este ano, não deixe de conferir.

O fato é que a nossa publicação com as dicas da Tarsila fez tanto sucesso que outro professor, o Gustavo Reis, lá de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, entrou em contato com a redação aqui do Mega. Segundo ele, muitos de seus alunos foram comentar com ele sobre a notícia com os esquemas de redação.

O professor nos contou que, desde o mês de março, tem compartilhado alguns resumos que ajudam a galera que, assim como eu, não tem muita facilidade com o mundo dos números. Desde que criou a página Estude Matemática, os materiais elaborados por Gustavo têm sido compartilhados por seus alunos e por estudantes do Brasil inteiro – então não poderíamos deixar essa dica de fora, não é mesmo?

Melzinho na chupeta

Aproveitei para conferir o conteúdo da página como uma espécie de desafio pessoal mesmo, afinal sou o tipo de pessoa que precisa de um esforço extra quando operações matemáticas são necessárias e confesso que pouco me lembro do que aprendi no Ensino Médio.

Assim como Tarsila, o professor Gustavo tem uma forma de escrita muito boa e elaborou os esquemas com capricho. De repente, me peguei lembrando que existem matrizes, progressões de três termos, lei dos cossenos, lei dos senos e até a lei de Murphy – sempre bom ensinar qualquer coisa com um pouco de humor.

Confesso que não senti saudade das provas de matemática, mas das aulas senti sim. Lembrei também que eu era uma típica estudante que se arrastava pelo colégio perguntando como, onde e por que um dia eu usaria todos esses conceitos matemáticos se meu negócio era escrever.

Bem... Há quase quatro anos na redação do Mega já me vi falando sobre matemática algumas boas vezes, e, admito, os pontos que consegui fazer por causa dessa matéria tão temida, na época da minha prova do Enem, me ajudaram a ter uma média final boa – só por isso já vale a pena estudar mais e reclamar menos.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: