Somando prêmios: Brasil domina em Olimpíada Internacional de Matemática
285
Compartilhamentos

Somando prêmios: Brasil domina em Olimpíada Internacional de Matemática

Último Vídeo

A 7ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) teve como vitoriosa uma equipe brasileira! Pedro Gomes Cabral e Gabriel Ribeiro Paiva levaram a medalha de ouro na competição que aconteceu entre 23 e 30 de julho em Coimbra (Portugal). Além deles, André Hiroshi Koga e Eduardo Quirino de Oliveira conquistaram a medalha de prata, colocando nosso país em primeiro lugar no campeonato.

Eles dividiram o pódio com alunos portugueses, já que uma dupla de lá também ganhou medalhas de ouro enquanto outra obteve as de prata. Já as medalhas de bronze foram mais espalhadas: 3 para Cabo Verde, 2 para Angola, 2 para Moçambique e 1 para São Tomé e Príncipe.

Brasileiros e portugueses dividiram o posto mais alto do pódio

No acumulado histórico da competição, o Brasil tem 11 medalhas de ouro, 16 de prata e 1 de bronze e participa da Olimpíada desde a sua primeira edição. Segundo Pedro Cabral, de 15 anos, aluno do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pernambucana, os desafios são mais complexos dos que os feitos em sala de aula e ainda exigem uma explicação detalhada de cada processo.

Essa é mais uma vitória para a área de exatas do Brasil: em julho, uma equipe de estudantes ficou em oitavo lugar na 48ª Olimpíada Internacional de Física, realizada na Indonésia, depois de conquistar 3 medalhas de ouro e 2 de bronze nessa que é uma das mais importantes competições do gênero em todo o mundo.

Equipe que trouxe as medalhas da Olimpíada de Física

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.