Por que o cocô do passarinho é branco?

06/11/2017 às 09:461 min de leitura

Você já deve ter reparado que pessoas e outros muitos animais fazem cocô marrom – pelo menos na maioria das vezes. Por que os pássaros produzem fezes brancas, então?

Tudo tem a ver com o sistema digestório das aves, que não separa as excreções, e aí elas fazem xixi e cocô de uma vez só, o que, a gente sabe, é algo bem estranho.

Os rins, assim como acontece com outros animais, trabalham extraindo resíduos da corrente sanguínea, mas, em vez de esses resíduos serem liberados pela urina, as aves os eliminam através do ácido úrico.

O xixi e o cocô saem brancos por causa das reações bioquímicas que acontecem na hora de processar esses resíduos, que precisam ir embora de forma segura e sem que muita água seja eliminada também.

Então é isso!

pássaro

A eliminação desses materiais acontece por meio da cloaca das aves, que é o canal usado para expulsar dejetos, fazer sexo e botar ovos. É por causa desse furinho multitarefas que o cocô dos pássaros é branco com um tiquinho preto em seu meio.

Essa mescla de cores e texturas acontece justamente pelo fato de que tudo é eliminado de uma vez só e pela mesma abertura – no entanto, são resíduos preparados em sistemas diferentes do corpo desses animais e, como não há muito tempo para que tudo se misture, acabamos vendo aquela meleca molenga branca que envolve um material mais escuro.

Ainda que ser presenteado por um cocô de passarinho na testa ou ver seu carro carimbado pelas fezes dessas aves sejam situações desagradáveis, alguns tratamentos estéticos, principalmente realizados no Japão, usam exatamente esse material para criar materiais para esfoliar a pele – ou seja: da próxima vez que seu rosto servir de privada de pássaro, lembre-se que não foi só cocô que caiu em você, mas urina também; e, claro, que no Japão tem gente pagando por isso.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: