Artes/cultura
16/03/2018 às 14:01•2 min de leitura
As imagens que você vai ver a seguir mostram uma cidade inteira que foi construída com o único propósito de camuflar uma fábrica de aviões na Segunda Guerra Mundial. A instalação que ficava oculta debaixo da cidade de mentirinha era a Planta Nº 2, da Boeing, um local que era usado para a produção de bombardeiros B-17 Flying Fortress para a Força Aérea dos EUA.
(Vintage Every Day)
A localidade, que contava com uma área de mais de 150 mil metros quadrados e foi praticamente construída com papelão e madeira compensada, foi criada com a ajuda de um time de cenografistas de Hollywood e tudo — e a ideia era que ela parecesse real quando vista de cima para evitar que a fábrica pudesse se transformar em alvo fácil de ataques aéreos por parte dos japoneses.
(Vintage Every Day)
E se você está se perguntando a razão de o pessoal da Boeing investir tanto tempo e esforço em construir uma cidadezinha cenográfica, vale destacar que cada B-17 custava mais de US$ 200 mil para ser fabricado, o que seria equivalente a US$ 3,4 milhões (mais de R$ 11 milhões) por unidade atualmente — e a Força Aérea norte-americana precisava de vários desses bombardeiros. Portanto, havia muito dinheiro e interesses envolvidos.
Mas, voltando às fotos, elas foram compartilhadas pelo pessoal do site Vintage Every Day e, como você vai ver a seguir, os cenografistas pensaram em todos os detalhes! A cidade contava com casinhas cercadas, calçadas, ruas, carros, árvores e tudo o que uma urbanização normal teria naquela época — tudo isso montado sobre uma planta onde havia 30 mil pessoas trabalhando para produzir cerca de 300 B-17 ao mês.
(Vintage Every Day)
No total, a Boeing produziu mais de 12,7 mil B-17 Flying Fortress que, por sua vez, liberaram 640 mil toneladas de bombas sobre a Alemanha nazista. No fim, a cidade de mentirinha foi desmontada dois anos após o término da guerra e a fábrica se manteve em atividade até os anos 60 no local. Depois, a Planta Nº 2 da Boeing foi transferida para outro espaço, a estrutura convertida em uma loja de peças e maquinários nos anos 80 e, finalmente demolida em 2010. Veja mais imagens a seguir:
(Vintage Every Day)
(Vintage Every Day)
(Vintage Every Day)
(Vintage Every Day)
(Vintage Every Day)
(Vintage Every Day)
(Vintage Every Day)
(Vintage Every Day)
(Vintage Every Day)
(Vintage Every Day)
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