Sabia que as abelhas-rainhas se alimentam melhor desde “bebês”?

Sabia que as abelhas-rainhas se alimentam melhor desde “bebês”?

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

“Estar com o Rei na Barriga” é uma expressão popular para se referir àquele que presume ser mais importante do que realmente é. Provavelmente oriunda do período da monarquia portuguesa no Brasil, a expressão remete ao fato de que uma vez grávida, a rainha com o futuro herdeiro na barriga, receberia demasiada atenção e cuidados especiais.

Estar de barriga cheia para uma condição de tratamento real, no entanto, não parece ser uma exclusividade da espécie humana. Figurativamente falando, é o que identificou um grupo de pesquisadores da Oregon State University em recente estudo publicado na Revista Nature. 

Abelhas(University of California San Diego – The Guardian)

A pesquisa demonstrou que as abelhas percebem o estado nutricional de suas larvas e utilizam essas informações na seleção de quais indivíduos serão encaminhados para o processo natural que originará novas rainhas.

 Os autores puderam concluir que a escolha das futuras abelhas reais, portanto, depende muito mais da qualidade e quantidade nutricional da sua dieta no início do seu desenvolvimento do que do seu parentesco genético.

*Este texto foi redigido por Raquel Sanzovo, bióloga e pedagoga do Departamento de Educação da Unesp Botucatu.

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.